Ibovespa tem volatilidade com dados chineses e ataques na Arábia Saudita; Petrobras avança

Publicado em 16/09/2019 11:36

LOGO REUTERS

A bolsa paulista não mostrava uma direção firme nesta segunda-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções e volatilidade no exterior após dados de atividade mais fracos da China e aumento das tensões geopolíticas na esteira de ataques a campos e instalações de petróleo na Arábia Saudita.

Às 11:29, o Ibovespa caía 0,05%, a 103.451,76 pontos. O volume financeiro somava 6,6 bilhões de reais.

Dados chineses mostraram no fim de semana que a desaceleração da segunda maior economia do mundo se intensificou em agosto, com o crescimento da produção industrial no ritmo mais fraco em 17 anos e meio, reforçando as preocupações com o ritmo de crescimento da economia mundial.

Também no fim de semana, instalações petrolíferas da Arábia Saudita foram bombardeadas por drones, paralisando a produção de petróleo da Saudi Aramco equivalente a cerca de 5% da oferta global, o que fez a cotação da commodity disparar nesta segunda-feira para quase 72 dólares o barril.

"O maior risco geopolítico decorrente desse evento e o aumento de preços podem constituir mais um vetor negativo à atividade global, já em desaceleração", destacou o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, em relatório enviado a clientes.

Para a equipe da XP Investimentos, os ataques à Saudi Aramco deverão impor maior cautela nas decisões de juros essa semana.

"Bancos centrais do mundo todo (EUA, Japão, Inglaterra) e o Banco Central do Brasil decidirão suas novas taxas de juros entre quarta e quinta dessa semana e deverão analisar com cautela os potenciais impactos sobre preços", ressaltou, em relatório enviado a clientes.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 3,2% e 3,6%, respectivamente, apoiadas na disparada dos preços do petróleo no mercado externo diante das tensões geopolíticas elevadas no Oriente Médio após ataques a campos e instalações de petróleo na Arábia Saudita.

- AZUL PN e GOL PN caíam 7,4% e 6,8%, respectivamente, pressionadas pelo salto nos preços do petróleo, o que acaba elevando os custos de companhias aéreas.

- MAGAZINE LUIZA perdia 0,6%, também entre as maiores quedas, no segundo pregão de ajuste negativo seguido. No setor, VIA VAREJO cedia 0,14% e B2W subia 0,4%.

- VALE perdia 2,1%, tendo de pano de fundo números mais fracos sobre a atividade econômica na China, em movimento que seguia o de ações de outras mineradoras na Europa.

- CIELO tinha elevação de 6,4%, tendo no radar ruídos relacionados a eventuais negociações de fusão e aquisição. No fim de semana, o colunista Lauro Jardim, do jornal o Globo, publicou que a Stone e a Cielo andaram conversando nas últimas semanas e que o interesse esfriou, mas que as portas para retomar as conversas continuam abertas. As ações da Stone em Nova York subiam 5,2 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário