Avicultura inicia produção dos primeiros frangos de 2020
Como faltam, agora, menos de 10 semanas para o início de um novo ano, é natural concluir-se que o setor começa a produzir os primeiros frangos de 2020.
O raciocínio é simples: são três semanas (21 dias) para a produção do pinto de corte. Depois, para a criação do frango, outros 45 dias - em média, pois há produto (grillers) que fica pronto em menos de 35 dias. Tudo somado, são 66 dias – que nos conduzem diretamente a 1º de janeiro de 2020.
Os dados a respeito ainda são esparsos. Mas pelas primeiras informações colhidas no mercado tudo indica que já em outubro corrente o setor começou a tirar o pé do acelerador na produção de pintos de corte, algo que, mais do que desejável, é absolutamente recomendável.
Recomendável, explica-se, por duas razões principais. A primeira é a de que não só em janeiro, mas também em fevereiro, as exportações do produto registram os menores níveis de todo o exercício. Ou, como aponta o gráfico abaixo, os embarques do bimestre têm representado, em média, apenas 14,67% do total anual, contra 16,94%, 17,09%, 17,87% 16,97% e 16,45% dos bimestres seguintes.
A segunda razão – e, sem dúvida, a principal – é de todos conhecida: no início de cada novo exercício uma parte do universo consumidor se encontra simplesmente exaurida (devido aos gastos com as Festas), enquanto outra parte, mais favorecida, sai do mercado em gozo de férias. Ou, em resumo, nesse período caem não só as exportações, mas também o consumo interno. E isso pede uma adequação do setor produtivo.
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair