Funrural: FPA não quer novo Refis. "isso não é solução para o produtor", diz

Publicado em 06/11/2019 13:04

LOGO nalogo

A ministra da Agricultura Tereza Cristina defendeu a criação de uma Medida Provisória com um novo Refis para suprir uma lacuna que ainda compromete as negociações do Funrural. A informação parte do serviço de broadcast do Estadão. O objetivo da MP, segundo a ministra, seria o de otimizar a regulamentação das dívidas dos produtores rurais que não aderiram ao último programa de refinanciamento, uma vez que a pauta ainda não tem, data definida para tramitar no Congresso Federal. 

Ainda de acordo com as informações apuradas pelo Estadão, Cristina disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que as discussões em torno da reforma tributária ainda teriam, de fato, espaço para se debater esse novo Refis. 

A ministra vem trabalhando insistentemente sobre o caso de forma a encontrar uma saída, uma vez que os produtores que não aderiram ao Refis anterior hoje têm dificuldades de conseguir sua Certidão Negativa de Débitos (CND), o que compromete o andamento de suas atividades e o acesso ao crédito. "Essa MP seria temporária até sair o principal", disse, segundo a nota do Estadão Conteúdo. 

As declarações de Tereza Cristina foram dadas durante o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, em Brasília/DF.

Ao Notícias Agrícolas, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmou que ainda não há nenhuma decisão oficial e que espera por um posicionamento do governo federal para que as discussões sobre o Funrural continuem. 

"Há especulações, mas nada oficial. Nós não queremos um novo Refis, porque isso não resolve o problema do produtor rural. Queremos a remissão, que é uma promessa de campanha", disse a frente por meio de sua assessoria de comunicação. 

Ainda de acordo com a FPA, há uma articulação permanente da instituição com o governo federal, em especial os dois ministros - da Economia e da Agricultura - para que se encontre uma solução para este problema.  

No último dia 24, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) explicou, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que parte do entrave para a remissão total da dívida ainda em 2019 estaria ligada à arrecadação prevista de R$ 239 milhões dos produtores que aderiram ao último programa de Refis. 

"Não é anistia, não é perdão, mas a remissão é o reconhecimento da inexistência dessa dívida", disse o deputado na entrevista. Relembre:

>> Proposta para resolver o passivo do Funrural já está pronta e deve ser apresentada na próxima semana pelo governo

À espera dessa remissão, as especulações em torno da declaração da ministra sobre a MP para propor um novo Refis não foram as melhores entre os representantes do setor. 

"Esta notícia de uma MP de um “novo Refis” dada pela ministra desagradou os produtores rurais, e só veio a tumultuar", disse o produtor rural Valdir Fries, de Itambé/PR, em um artigo publicado no seu blog nesta quarta-feira (6). "O que foi proposto, e o ministro da Economia Paulo Guedes assumiu compromisso foi a edição e o encaminhamento de um projeto do Poder Executivo para dispor sobre a remissão do passivo do Funrural, que pode sim ser apresentado através de uma Medida Provisória, mas que seja pela remissão do passivo, proposta que vem de encontro com a promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro", completa Fries.

No link abaixo, leia o artigo na íntegra:

>> Produtores rurais buscam o fim do passivo junto ao ministério da Economia. Ministra da Agricultura tumultua ao divulgar renegociação de dívida atravé de um novo Refis

Nesta terça-feira (5), o Valor Econômico noticiou que o o novo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, já tem trabalhado sobre essa MP que possa abrir um novo Refis aos produtores rurais. Segundo um ministro ouvido pela publicação, a medida já poderia ser editada nas próximas semanas. 

De acordo com a apuração do Valor, o secretário já propõe, inclusive, que os agricultores e pecuaristas façam a adesão a este novo programa ainda este ano, com o objetivo de permitir que os mesmos comecem a pagar as parcelas de suas dívidas já no início de 2020. O programa novo, afinal, pode contemplar o setor com descotro sobre juros, multas e também de "descontos incidentes sobre as dívidas com o Funrural e dê até 15 anos para os devedores quitarem seus débitos com essa contribuição previdenciária".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Essa questão do Funrural é exatamente igual à da prisão em 2ª instância: o STF já votou outras vezes e já afirmou que tal prisão é justa, constitucional e que não há mais o que discutir. O Funrural já foi declarado inconstitucional lá em 2010, por 11x0!!! Agora, em 2017, após uma grande manobra política, por 6x5 (com a ajudinha de Alexandre de Moraes, indicado por Temer), decide-se exatamente o oposto: que o Funrural é totalmente constitucional. Cria-se uma insegurança jurídica enorme só para que alguns políticos sejam beneficiados. Aliás, a classe política (suja) desse país só trabalha em causa própria, não se importando com todo o resto, afinal eles têm Imunidade Parlamentar, dinheiro à vontade para gastar, segurança particular, plano de saúde vitalício, etc. Como já afirmei outras vezes aqui, ninguém tem que aderir a REFIS algum! Mesmo estando ferrado, o que temos que fazer é ir à Brasília e pressionarmos os políticos. Temos o Jerônimo Goergen e a FPA a nosso favor! Vamos usar isso em nosso benefício, caramba!

    NÃO ao Funrural!

    NÃO ao REFIS!

    Funrural é INCONSTITUCIONAL!

    1