EUA pedem cooperação total com inquérito sobre queda de avião no Irã

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos estão pedindo uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda de um avião ucraniano no Irã.
Pompeo disse em um comunicado que os EUA estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível depois da queda de um Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que pegou fogo pouco depois de decolar de Teerã nesta quarta-feira, matando toda as 176 pessoas a bordo.
O avião caiu horas depois de o Irã lançar mísseis contra bases que abrigam forças dos EUA no Iraque, e autoridades alertaram que qualquer especulação sobre o que aconteceu é prematura.
"O Departamento de Estado dos EUA oferece nossas condolências mais profundas às famílias e aos amigos dos 176 passageiros e tripulantes mortos na queda trágica", disse Pompeo no comunicado.
"Os Estados Unidos continuarão a acompanhar este incidente atentamente e estão preparados para oferecer à Ucrânia toda a assistência possível. Os Estados Unidos pedem uma cooperação total com qualquer investigação sobre a causa da queda."
Pelas regras internacionais, a responsabilidade de investigar o acidente cabe ao Irã, e a TV estatal iraniana disse que os gravadores de voz e dados da caixa preta da aeronave foram encontrados.
Segundo citação da agência de notícias semioficial Mehr, o chefe da autoridade de aviação civil disse que não está claro para qual país o Irã enviará as caixas pretas para análise, mas que não as dará à Boeing, que é sediada nos EUA, nação com a qual o Irã não tem relações diplomáticas.
(Por David Brunnstrom)
0 comentário
Dólar se reaproxima da estabilidade à espera de dados dos EUA
Serviços do Brasil têm queda inesperada em dezembro, mas crescem no ano pela 5ª vez seguida
Toffoli nega em nota já ter recebido "qualquer valor" de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
É hora de agir, dizem líderes da UE em meio a esforços para competir com EUA e China
Ações da China fecham em alta com otimismo em relação à IA
EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário