Autoridades de EUA e Reino Unido trocam ameaças em disputa tarifária retaliatória

Publicado em 22/01/2020 08:51

LOGO REUTERS

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, e seu colega britânico, Sajid Javid, entraram em conflito sobre taxação nesta quarta-feira (22), em uma batalha sobre como a Europa taxa as maiores empresas de tecnologia do mundo.

Javid, afirmou que o Reino Unido ainda dará continuidade a seu imposto sobre serviços digitais em abril, mesmo depois de Mnuchin, sentado próximo no mesmo palco, ter dito que tal movimento pode gerar uma retaliação "arbitrária".

Vários países europeus estão avaliando impostos sobre plataformas de busca, plataformas de mídias sociais e mercados online para compensar pelas receitas perdidas, provocando a ira dos EUA.

"Questões de impostos internacionais são bastante complicadas e levam muito tempo para serem analisadas. Se as pessoas querem apenas arbitrariamente adotar impostos sobre nossas empresas digitais, vamos avaliar impor arbitrariamente impostos sobre montadoras", disse Mnuchin no Fórum Econômico Mundial em Davos nesta quarta-feira.

Mas Javid afirmou que o Reino Unido não irá recuar.

"Planejamos ir em frente com nosso imposto sobre serviços digitais em abril", disse ele. "É um imposto proporcional e deliberadamente desenhado como temporário, portanto irá cair quando houver uma solução internacional."

Aparentemente buscando aliviar a tensão, Mnuchin completou que as negociações sobre a questão serão feitas de modo privado, não na televisão ao vivo, e que as principais discussões devem acontecer entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário