Petróleo Brent recua 2% com impacto do vírus na China sobre viagens

Publicado em 22/01/2020 19:53

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram mais de 2% nesta quarta-feira, com o superávit previsto pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) para o mercado e preocupações com a demanda em meio ao surto de coronavírus na China ofuscando interrupções de produção na Líbia.

O petróleo Brent terminou a sessão em queda de 1,38 dólar, ou 2,1%, a 63,21 dólares por barril, enquanto o petróleo nos Estados Unidos recuou 1,64 dólar, ou 2,8%, para 56,74 dólares o barril.

O diretor-executivo da IEA, Fatih Birol, disse esperar que o mercado registre um superávit de 1 milhão de barris por dia no primeiro semestre deste ano.

"Os preços do petróleo continuam muito baseados em preocupações com um excesso de oferta, e o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz, não ofereceu qualquer sinal de otimismo quanto aos cortes de produção da Opep+ serem estendidos para além de março", disse Edward Moya, analista sênior de mercado da OANDA.

Os mercados também tiveram no radar o surgimento de um novo coronavírus na China pouco antes do feriado de Ano Novo Lunar no país, avaliando um possível impacto da pandemia sobre o crescimento econômico global.

"O coronavírus na China provavelmente resultará em restrições a viagens, o que pode afetar a demanda por petróleo durante o período de pico de deslocamentos no país", afirmou Moya.

Produção de petróleo no Brasil cresce 7,78% em 2019, diz ANP

Rio - O Brasil produziu 1,018 bilhão de barris de petróleo em 2019, contra 944,1 milhões de barris em 2018, alta de 7,78%. Já a produção anual de gás teve alta de 9,46%, para 4,7 bilhões de metros cúbicos. A maior alta foi registrada pela produção de petróleo na região do pré-sal, de 21,56%, para 633,9 milhões de barris, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo e gás natural (boe) no Brasil subiu 0,5% em dezembro do ano passado, atingindo 3,973 milhões de barris equivalentes por dia (boe/d), enquanto a produção de petróleo teve alta de 0,5%, para 3,106 milhões de barris por cia (b/d), e de gás natural 0,8%, para 137,7 milhões de metros cúbicos diários.

Em dezembro, a produção do pré-sal aumentou 2,5% para 2,654 milhões de b/d, contra 1,092 b/d no pós-sal, informou a ANP.

Setor de tecnologia conduz S&P 500 a leve alta

NOVA YORK (Reuters) - As ações de tecnologia levaram o S&P 500 a fechar em tímida alta nesta quarta-feira, com uma previsão saudável da IBM ajudando a atenuar preocupações com o desenvolvimento do surto de coronavírus.

O S&P 500 e o Nasdaq mal terminaram em alta, depois de se aproximarem e em seguida se afastarem de máximas recordes, um dia após temores relacionados ao vírus terem desencadeado vendas nos mercados de ações. O Dow fechou em queda nominal.

"O mercado teve uma forte alta (recente). Isso tem deixado alguns investidores um pouco nervosos, cautelosos", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel. "Então não estamos vendo um dia muito forte."

"A temporada de resultados corporativos é sempre volátil e imprevisível", acrescentou Ghriskey. "Cada novo balanço divulgado é uma nova peça do quebra-cabeças."

O otimismo foi impulsionado pela IBM, que apresentou um surpreendente crescimento de receitas no trimestre e projetou lucro anual acima das expectativas. As ações da empresa avançaram 3,4%.

O setor de fabricantes de chips ganhou terreno na esteira de fortes projeções da produtora de equipamentos semicondutores holandesa ASML Holding.

O índice Philadelphia de semicondutores avançou 0,8%.

Medidas globais de precaução foram tomadas para conter um surto viral originário na China, que já matou 17 pessoas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidirá na quinta-feira se a situação constitui uma emergência global.

O Dow Jones teve variação negativa de 0,03%, a 29.186,41 pontos. O S&P 500 registrou oscilação positiva de 0,03%, para 3.321,77 pontos. E o Nasdaq subiu 0,14%, para 9.383,77 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário