Senado dos EUA impede novas testemunhas em julgamento de impeachment de Trump, abre caminho para absolvição
WASHINGTON (Reuters) - O Senado dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira contra a convocação de testemunhas e a coleta de novas evidências no julgamento de impeachment do presidente Donald Trump, abrindo caminho para a provável absolvição dele nos próximos dias.
Por 51 votos a 49, o Senado controlado pelos republicanos impediu a tentativa dos democratas de ouvir depoimentos de testemunhas, como do ex-assessor de Segurança Nacional John Bolton, que, acredita-se, teria tido conhecimento em primeira mão dos esforços do presidente para pressionar a Ucrânia a investigar um rival político, o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden.
Essas ações levaram a Câmara dos Deputados dos EUA, controlada pelos democratas, a acusar formalmente Trump, que é republicano, de abuso de poder e obstrução do Congresso em dezembro.
Isso fez de Trump apenas o terceiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer impeachment. Ele nega irregularidades e acusa os democratas de "tentativa de golpe".
É praticamente certo que o Senado vai absolver Trump das acusações de impeachment, já que são necessários dois terços dos votos dos senadores para remover Trump do cargo e nenhum dos 53 senadores republicanos indicou que votará pela condenação.
Na votação desta sexta sobre as testemunhas, somente dois republicanos --Mitt Romney e Susan Collins-- romperam com o partido e votaram com os democratas.
"A América vai lembrar este dia, infelizmente, onde o Senado não esteve à altura de suas responsabilidades, onde o Senado se afastou da verdade e conduziu uma farsa de julgamento", disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, a jornalistas.
Trump tentará a reeleição na disputa presidencial de 3 de novembro. Biden é um dos favoritos para obter a indicação democrata para enfrentá-lo.
O momento em que ocorrerá a votação final sobre o impeachment ainda não está claro.
O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse em comunicado que pretende concluir o julgamento "nos próximos dias".
O senador republicano Mike Braun disse que o Senado deve trabalhar na próxima segunda-feira até quarta-feira, com o objetivo de fazer uma votação final na quarta.
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral