Indicador de preço dos alimentos da Ceagesp recua 1,08% em janeiro

O índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) encerrou janeiro com queda de 1,08% em comparação com o mês anterior. Os únicos setores que registraram alta foram legumes e pescados. As maiores quedas foram em frutas e verduras, setores beneficiados pelas chuvas e temperaturas amenas.
"Mesmo com o excesso de chuvas e altas temperaturas, características desta época do ano, a tendência para o mês de fevereiro é de manutenção dos preços das frutas, mas é possível a elevação dos preços de verduras e legumes e perda de qualidade", prevê a Ceagesp em comunicado.
Em janeiro, o setor de frutas caiu expressivos 4,34%. As principais quedas foram limão taiti (74%), figo (47%), carambola (45,4%), maracujá doce (28,9%), melancia (28,4%) e melão amarelo (25,4%). As principais altas ocorreram com banana prata (29,9%), abacate (28,6%), coco verde (26,1%), laranja lima (25,0%) e maracujá azedo (15,3%).
O setor de legumes registrou forte alta de 10,49% no mês passado. Os principais aumentos ocorreram com cará (72,8%), pepino japonês (71,1%), pepino caipira (69,4%), tomate italiano (66%), tomate achatado (56,6%) e pepino comum (53,7%). As principais quedas foram registradas nos preços do jiló redondo (22,9%), quiabo liso (22,7%), pimentões amarelo e vermelho (21,4%), e mandioquinha (15,5%).
O setor de verduras teve queda de 2,48%. Os principais recuos registrados foram: salsa (20,6%), alho poró (15,9%), salsão branco/verde (15,4%), coentro (14,0%), e cebolinha (13,4%). Os maiores avanços se deram nos preços do repolho (63,4%), do brócolis ramoso (49,3%), da chicória (32,1%), do almeirão pão de açúcar (29,9%), do nabo (27,9%) e da catalonha (27,9%).
O setor de diversos registrou queda de 0,25%. As principais baixas ficaram por conta da cebola nacional (-20,4%), do alho argentino (15,2%) e da batata lavada (7,0%).
As principais altas foram da batata asterix (10,9%), do alho nacional (10,5%) do amendoim com casca (6,4%), do coco seco (5,9%) e dos ovos brancos (5,9%).
O setor de pescados subiu 2,97%. As principais altas foram do polvo (41,1%), da corvina (29,2%), das pescadas goete (24,5%), da tortinha (23,2%), e do cascote (22,6%). As principais quedas ocorreram com a cavalinha (16,6%), com a sardinha congelada (6,6%), com a sardinha congelada (6,6%) e com o camarão ferro (5,0%).
Mês passado, foram comercializadas no entreposto de São Paulo cerca de 273.517 toneladas, ante 273.246 toneladas negociadas em igual período de 2019, um leve avanço de 0,1% ou 271 toneladas.
"Destaque negativo para o setor de frutas, que se retraiu 2% em contrapartida com o resultado do setor de diversos que apresentou crescimento de 8% em relação a igual período do ano passado", explica a companhia.
0 comentário
Atividade econômica aumentou e preços subiram moderadamente nos EUA nas últimas semanas, mostra pesquisa do Fed
Dívida dos EUA supera US$40 tri a despeito de promessas de austeridade fiscal de Trump
Arábia Saudita diz que Irã atacou embarcação no Estreito de Ormuz, matando dois marinheiros
Dólar cai ante real após pesquisa mostrar Flávio mais próximo de Lula no segundo turno
Taxas DIs renovam mínimas após pesquisa indicar distância numérica menor entre Lula e Flávio Bolsonaro
Warsh, do Fed, enfrenta teste de consistência após abrir as portas para alta dos juros