IGP-M passa a subir 0,15% na 1ª prévia de março com retomada de alta no atacado, diz FGV

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 0,15% na primeira prévia de março, após registrar estabilidade no mesmo período do mês anterior, uma vez que os preços no atacado recuperaram alguma força, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve no período avanço de 0,20%, contra recuo de 0,15% na primeira prévia de fevereiro.
Os preços dos Bens Finais passaram de queda de 1,45% na primeira prévia de fevereiro para alta de 0,85% no mesmo período deste mês, impulsionado pelos alimentos processados, cuja taxa foi de -4,54% para +1,30%.
Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, teve variação negativa de 0,06% na primeira prévia de março, ante alta 0,24% no mesmo período do mês anterior.
Uma queda de 1,08% nos preços de Educação, Leitura e Recreação, que haviam subido 1,47% no mês anterior, foi o destaque do grupo. O item passagem aérea ajudou nesse comportamento, já que passou de alta de 4,95% para recuo de 11,24%.
Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou a alta a 0,34%, contra 0,37% na leitura de fevereiro.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes