Bolsonaro junta multidão em frente ao Planalto e diz que Poderes têm que se entender com o povo (Reuters)

Publicado em 15/03/2020 12:05 e atualizado em 15/03/2020 19:13
Apesar do coronavírus, País registra atos pró-governo; presidente divulga vídeos de apoio

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro defendeu as manifestações deste domingo em frente ao Palácio do Planalto, onde uma multidão se juntou devido a sua presença, e disse que um entendimento dos Poderes com o povo vai mudar o país.

"Isso não tem preço, não existe satisfação maior para um ser humano, para um político, do que isso", disse Bolsonaro, em referência ao apoio dos manifestantes, em uma transmissão ao vivo em rede social que durou mais de uma hora.

"Todos nós, políticos, chefes de Poderes, estamos no mesmo barco", disse. "Tenho certeza, um entendimento nosso com o povo, não é entre nós não, é nosso com o povo, a gente muda o Brasil", disse.

As manifestações deste domingo vinham sendo convocadas por grupos de apoio ao presidente, mas também para protestar contra o Congresso e contra o Judiciário. Bolsonaro, no entanto, classificou neste domingo os atos como um "movimento patriótico" e minimizou as críticas aos demais Poderes.

"Não estão lutando contra Poder nenhum, estão lutando pelo Brasil", disse. "Não é contra nada, é a favor do Brasil."

Devido ao aumento de casos do novo coronavírus no pais, o próprio Bolsonaro havia feito um apelo na quinta-feira para que as manifestações deste domingo fossem repensadas.

Autoridades e especialistas têm sugerido que sejam evitadas grandes aglomerações de pessoas. Isso não impediu, no entanto, que uma multidão compacta se juntasse diante do Palácio do Planalto.

O presidente Bolsonaro vinha publicando vídeos de manifestações pelo país em suas redes sociais desde o início da manhã deste domingo.

Ao começar a transmissão ao vivo em frente ao Planalto, o presidente ainda disse: "com tudo contra, imprensa, vírus, recomendações, o povo foi às ruas".

A expectativa era que o próprio presidente se resguardasse neste domingo. Após ser divulgado que o secretário de Comunicação de Presidência, Fabio Wajngarten, foi infectado com o coronavírus, Bolsonaro realizou um teste que teve resultado negativo.

Mas, segundo notícias, Bolsonaro ainda deve passar por outro exame para confirmar que não está infectado devido ao tempo de encubação do vírus.

Ainda assim, o presidente tocou muitas pessoas que estavam diante do Planalto, além de ter pego diversos celulares para tirar selfies com apoiadores.

O repetido apoio do presidente às manifestações tem gerado descontentamento entre parlamentares e no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de Bolsonaro afirmar que os atos só visavam apoiar o governo ou o país, havia entre os manifestantes cartazes com duras críticas aos demais Poderes.

Em Brasília mesmo, em uma manifestação, uma faixa tinha os dizeres: "Contra os vírus do STF e do Congresso, álcool e fogo!".

No Rio de Janeiro, onde centenas de pessoas se reuniram na praia de Copacabana, também não faltaram ataques aos líderes do Congresso.

“Fora Alcolumbre, fora Rodrigo Maia, fora esses canalhas que acabam com o Brasil”, disse o manifestante Daniel Silva, com máscara e cartaz na mão, referindo-se ao presidente do Senado e Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

“Sou brasileira patriota e quero esse país limpo. Não tem coronavírus que me impeça de defender o Brasil contra a patifaria do Congresso”, disse Claudia Santos à Reuters.

Confira algumas fotos dos atos que ocorreram em todo o Brasil neste dia 15 e que foram publicadas por diversas pessoas no Twitter com a hashtag #bolsonaroday:

bolsonaro day twitter 1  bolsonaro day twitter 1  bolsonaro day twitter 1bolsonaro day twitter 1  bolsonaro day twitter 1  bolsonaro day twitter 1

Apesar do coronavírus, País registra atos pró-governo; presidente divulga vídeos de apoio (por Estadão Conteúdo)

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter recomendado o adiamento dos atos a favor do governo que estavam previstos para este domingo, 15, no Brasil (por causa da pandemia de coronavírus), manifestantes estão nas ruas e capitais como Brasília, Rio de Janeiro e Belém (PA).


O próprio presidente compartilhou vídeos sobre as manifestações no Twitter. O primeiro mostra motoqueiros vestidos camisas em alusão ao Brasil em Belém, no Pará, e foi publicado originalmente na conta do deputado federal Éder Mauro (PSD-PA), com a hashtag #BolsonaroDay.
Num segundo vídeo, em que a cidade e a autoria das imagens não são identificadas, pessoas aparecem em jet-skis empunhando bandeiras do Brasil. Outro vídeo mostra manifestantes em Brasília, onde a organização dos atos optou por promover uma carreta para evitar o contato próximo de pessoas.

No Rio de Janeiro, os manifestantes que ignoraram os pedidos para evitar aglomerações se reúnem num espaço de cerca de um quarteirão na praia de Copacabana. A maioria dos presentes são idosos, faixa etária mais suscetível às consequências do novo coronavírus.

Os poucos que usam máscaras aproveitaram a ocasião para personalizá-las. A versão mais vista é uma com os dizeres "Canalhas Vírus: Congresso Nacional". Os cartazes dos manifestantes têm como alvo o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Um homem carrega um banner em que pede a destituição da Corte, a "limpeza total" do Parlamento e a instauração de um novo AI-5. Ele usa um boné dos Estados Unidos

Já uma senhora próxima a ele levanta um cartaz de cartolina em que pede para o Exército assumir o País. Há no ato, inclusive, a réplica de um veículo militar no qual os manifestantes sobem para tirar fotos.

Contra o Congresso, um dos cartazes mais comuns no Rio tem o rosto do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, com "F*da-se" escrito.

Outro alvo nesta manhã no Rio é o governador Wilson Witzel, ex-aliado e hoje inimigo político de Bolsonaro. Do alto do carro de som, um representante do Movimento Brasil Conservador chamou Witzel de traidor e promoveu um "pisaço" numa bandeira com o rosto dele ao som da música tema do filme Tropa de Elite.

Por volta das 10h40, um morador de um prédio em frente ao ato pendurou na janela uma bandeira do PT. Os manifestantes viraram para o edifício, vaiaram e entoaram músicas contra o ex-presidente Lula e gritos de "Vai pra Cuba". A presença mais inusitada nesta manhã é a de um cavalo branco levado por um manifestante.

"Desculpa, Jair, mas eu vou"

Em pronunciamento oficial na quinta-feira, 12, em meio às suspeitas de que havia contraído o coronavírus, Bolsonaro sugeriu que as manifestações fossem adiadas. Apesar do pedido, apoiadores do presidente iniciaram nas redes sociais um movimento "Desculpa, Jair, mas eu vou", convocando a população para as manifestações pró-governo em meio ao risco de disseminação do coronavírus entre os participantes.

Segundo o último levantamento disponibilizado pelo Ministério da Saúde neste sábado, 14, o Brasil tem, neste momento, 121 casos confirmados de pessoas com coronavírus, e outros 1.496 casos suspeitos. São Paulo lidera o ranking com 65 casos confirmados.

Bolsonaro deixa Alvorada sem falar com a imprensa e passa ao lado de manifestação

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Palácio do Alvorada sem falar com a imprensa neste domingo, 15. Havia cerca de 35 apoiadores em frente à residência oficial. A agenda do presidente para hoje não foi divulgada. Entretanto, há manifestações pró-governo marcadas para este domingo, algumas das quais Bolsonaro retuitou em seu perfil social no Twitter.

O veículo com o presidente saiu percorrendo a Esplanada dos Ministérios, passando ao lado da manifestação, porém sem parar, em marcha lenta. "Atenção! Capitão Bolsonaro, parabéns pelo seu excelente trabalho pela nossa nação", disse um dos participantes do carro de som em meio aos manifestantes.

O presidente compartilhou em sua conta oficial três vídeos até o momento sobre o tema, o primeiro de motoqueiros em Pará, outro não identificado com motoristas de jet ski e um terceiro, mais recente em Brasília (DF).

Caixa e BB vão socorrer empresas e famílias; "Não tem caminho sem as reformas", diz Paulo Guedes

O plano conjunto do governo para enfrentar os efeitos da turbulência global - causada pelo surto do novo coronavírus e agravada com a tensão no mercado do petróleo - inclui a aceleração da agenda de reformas, atuações do Banco Central para conter o dólar e desenferrujar o canal de crédito e o reforço dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) em linhas de socorro a empresas e famílias.

Como resposta à crise, o ministro da Economia, Paulo Guedes, quer "blindar" os projetos prioritários e destravar as negociações políticas para as reformas emperradas até agora pelo embate em torno das regras do Orçamento de 2020.

Em reunião com todo o primeiro escalão da equipe econômica, na manhã de ontem, Guedes deixou claro que não tem "plano B" para a economia e que a estratégia é seguir com o plano inicial já traçado e aproveitar os ventos internacionais desfavoráveis para "aprofundá-lo".

"Não tem caminho sem as reformas", orientou aos seus principais auxiliares. Foi uma resposta à pressão de fora da equipe econômica para o governo dar estímulo fiscal e mudar o teto de gasto, regra que impede que as despesas aumentem em ritmo superior à inflação.

Em entrevista ao chegar ao ministério, procurou passar uma mensagem de tranquilidade no momento de maior tensão com a derrocada do preço do petróleo, após a Arábia Saudita anunciar aumento de produção em retaliação à Rússia. "Estamos absolutamente tranquilos, a equipe da Economia está tranquila. É uma equipe serena, experiente. Já vivemos isso várias vezes. Sabemos lidar com isso. Estamos absolutamente tranquilos, serenos. Então, é hora de justamente termos uma atitude construtiva. Os três Poderes, com serenidade, cada um resolvendo a sua parte", disse.

Guedes reforçou também ao presidente Jair Bolsonaro, que estava em viagem aos EUA, a importância neste momento de enviar as propostas de reforma administrativa - que reformula o "RH do Estado" - e o projeto de reforma tributária do PIS/Cofins. Em resposta, o presidente declarou que era leal à política liberal de Guedes. Mais tarde, pelo Twitter, Bolsonaro descartou aumento da Cide combustível como forma de compensar a perda na arrecadação com a queda abrupta no preço do petróleo. A medida foi cogitada por especialistas.

Ao longo do dia, Guedes manteve também contato com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, que de São Paulo comandou a reação do governo pela frente financeira dos mercados de câmbio e juros Logo cedo, o diretor de Política Monetária, Bruno Serra, deu o "mapa" da reação do BC ao tsunami internacional, que chegou ao Brasil já na noite de domingo.

O diretor avisou que o BC usaria todos os instrumentos de atuação no mercado de câmbio em resposta ao choque externo: contratos de swaps e venda de dólares no mercado à vista. O que chamou a atenção do mercado foi a possibilidade de liberação de mais depósitos compulsórios, recursos que os bancos são obrigados a deixar no BC. Uma primeira liberação já havia sido anunciada, mas ainda não entrou em vigor. Serra disse que o BC tem todo o arcabouço de regulação prudencial para ser acionado em caso de necessidade, além de volume próximo de R$ 380 bilhões em compulsórios. Fontes do BC disseram ao jornal O Estado de S. Paulo que o recado estava dado.

Bancos Públicos

Numa terceira frente de ação, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram que vão reforçar suas linhas de crédito para fazer frente à turbulência dos mercados globais. O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, acenou com o reforço na oferta de linhas de crédito para atender à necessidade de capital de giro das empresas. Novaes disse que o BB está preparado para ser a "ponte" necessária para os nossos clientes e empreendedores nos momentos de volatilidade e de necessidade de capital de giro.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, antecipou ao jornal O Estado de S. Paulo que o banco vai reforçar as linhas de crédito para pessoa física e empresas, principalmente as do setor imobiliário. "É uma questão temporária e teremos reforço na parte das pequenas empresas e do crédito para pessoa física", disse ele.

Em meio à turbulência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cobrou de Guedes o envio das propostas de reforma administrativa e tributária ao Congresso. "Acho que o governo precisa comandar esse processo, deixar claro para todos os atores da sociedade, para os outros dois Poderes, o que ele pensa sobre a crise e a forma que a gente pode ajudar." Maia disse que o governo precisará de outras ações além das reformas para enfrentar a atual crise. Ele não quis especificar quais seriam essas ações. Na equipe econômica, a preocupação maior continua sendo com as articulações com o Congresso. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Fanatismo, cegueira e ignorância! Qual diferença dessa turma para a turma do Lula Livre?

    Nenhuma!

    Personificaram em Bolsonaro a figura do Salvador da Pátria, o homem de bem, utilizam Deus tão somente para referendar isso, como se fosse o escudo, o pano de fundo para suas concepções de mundo. Essa turma acha que o corona vírus é fantasia, foi criado o alarde por chineses, europeus e até pelo Trump que estão embuidos em atrapalhar o crescimento brasileiro conseguido pelos salvadores Paulo Guedes e Bolsonaro.

    Parabéns aos governadores conservadores como Ronaldo Caiado que estão tendo postura seria diante do assunto. Um líder quando tem poder de conduzir sua manada como o caso de Bolsonaro, tem de ter cuidado com suas utilidades.

    43
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Bolsonaro tem feito algumas coisas que não concordo como sancionar o juiz de garantias e o fundão eleitoral, agora comparar a administração, os ministros e a postura desse governo com a cambada do PT aí já é demais.

      8
  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Os brasileiros de bem, dando prova de patriotismo. Em PALOTINA também fizemos manifestação.

    Taí Ari do Couto , chupa......

    15
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Tiago, com relação à capacidade e intenção de Bolsonaro, você tem alguém com mais capacidade diante dos políticos que temos a disposição hoje? Ele e seus ministros tem feito um esforço para implementar mudanças mas vem enfrentando este Congresso , Senado e STF trabalhando contra , no qual é evidente que estão enrolados . Com relação a sua a manada é bom ter respeito . Somos cidadãos homens e mulheres que cansaram de serem enganados por estas celhas raposas da política . Se saimos para as ruas é porque chegamos aí limite da paciência que acham que devemos viver para trabalhar e pagar imposto para alimentar uma máquina pública inchada e ineficiente .

      Só para que você se lembre " Não somos manada ".....

      13
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Me desculpe Edimilson, mas não há essa problemática em o governo supostamente estar com dificuldade em implementar medidas devido ao Congresso. Vejo que o clã Bolsonaro vem vendendo essa ideia para seus seguidores que em bolhas não conseguem ver a realidade. O Congresso, diga se de passagem bem renovado em sua maioria por conservadores que adentraram, vem tratando de pautas importantes para o país, ao menos sobre a perspectiva do governo. Seja Reforma trabalhista, da previdencia, tributaria, administrativa que teria discussão pautada em breve. Todas essas reformas aprovadas ou em fase de aprovação com conteúdo muito próximo ao que o governo deseja. Temos hoje líderes do congresso que bem ou mal tem uma visão mais liberal do ponto de vista econômico, era o momento de aproveitar e continuar essas mudanças. Mas o governo parece querer o caos, para se vitimizar e talvez camuflar a grande dificuldade que o pais tem em crescer mesmo com as reformas ou mesmo de tabela o clã Bolsonaro faltar com algo mais próximo de um regime totalitarista como a ajuda do "povo". Vejo que essa página, que legitimamente se mostra alinhada ao governo tem usado muito a expressão povo para qualquer chamada.

      19