Petroleo: Cotações caem abaixo de US$ 30/barril por coronavírus e guerra de preços

Por Stephanie Kelly
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram abaixo da marca de 30 dólares por barril nesta segunda-feira, diante da piora da pandemia de coronavírus durante o final de semana, o que exacerbou temores de que "lockdowns" (isolamentos) para a contenção da doença possam desencadear uma recessão global.
Além disso, há ainda reflexos do embate entre Arábia Saudita e Rússia, que não conseguiram chegar a um acordo para restrições de oferta em um momento em que a redução na atividade econômica global destrói a demanda pela commodity.
Como resultado, russos e sauditas, dois dos principais produtores globais do combustível fóssil, voltaram-se um contra a outro em uma guerra de preços.
A Saudi Aramco reiterou nesta segunda-feira que planeja impulsionar o bombeamento a níveis recordes e abocanhar uma parcela maior do mercado global.
Com isso, o petróleo Brent fechou em queda de 3,80 dólares, ou 11,2%, a 30,05 dólares por barril. Mais cedo, o valor de referência internacional chegou a bater 29,52 dólares por barril, menor valor desde janeiro de 2016.
Já o petróleo dos Estados Unidos recuou 3,03 dólares, ou 9,6%, e o WTI fechou o dia cotado a 28,70 dólares por barril, mais baixo nível desde fevereiro de 2016.
O fluxo de oferta que deve partir da Arábia Saudita e de outros produtores pode resultar no maior superávit de petróleo da história, destacou a IHS Markit.
"Antes disso, o maior superávit global em seis meses neste século havia sido de 360 milhões de barris. O que está por vir será duas vezes isso, ou mais", disse Jim Burkhard, vice-presidente e chefe de Mercados de Petróleo da IHS Markit.
Segundo Burkhard, o cenário de sobreoferta que se desenha nunca foi visto no mercado.
(Reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, em Londres, e Florence Tan, em Cingapura)
0 comentário
UE diz analisar cuidadosamente rejeição da Suprema Corte dos EUA às tarifas de Trump
Wall Street sobe após decisão da Suprema Corte dos EUA contra tarifas de Trump
Ibovespa ensaia melhora após decisão sobre tarifas nos EUA
Taxas dos DIs passam a ceder após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Suprema Corte dos EUA rejeita tarifas globais de Trump
Dólar amplia perdas ante o real após decisão sobre tarifas na Suprema Corte dos EUA