Mandetta: Brasil tem capacidade para produzir e exportar cloroquina

Publicado em 21/03/2020 18:51 e atualizado em 22/03/2020 20:57
Bolsonaro anuncia aumento de produção de cloroquina; Trump diz que será a maior mudança da história da medicina; medicamento é extraído do barbatimão, arbusto do cerrado brasileiro

Luiz Henrique Mandetta disse que o Brasil tem capacidade para produzir e exportar cloroquina, um dos medicamentos que têm tido resultados promissores em testes para tratamento do novo coronavírus. Para o ministro da Saúde, tanto a Fiocruz quanto o Laboratório do Exército têm condições de produzir a medicação - que serve para tratamento de malária, lúpus e artrite reumatoide

Segundo ele, alguns pacientes com o novo coronavírus já vêm sendo tratados com essa medicação, mas ainda não é possível dizer se a cloroquina foi decisiva ou não para a melhora do estado. "Agora, quando uma pessoa entra em estado grave, fica quase impossível ao médico negar o medicamento e dizer que ainda são estudos", afirmou o ministro.

Mandetta disse, porém, que o governo ainda não definiu o protocolo para a medicação - dosagem, intervalo entre a medicação e quem deve ou não ser tratado, se todos os contaminados ou apenas os internados. Mandetta alertou que esse medicamento tem efeitos colaterais que podem ser graves e danosos, "muito mais graves que uma gripe", e que não faz sentido que pessoas adquiram a cloroquina para estocar em casa sem necessidade ou orientação médica.

O ministro disse ainda que a estimativa é que metade da população seja contaminada pela covid-19 e, desse total, mais da metade não terá sintomas. Dos que tiverem sintomas, segundo Mandetta, 15% devem necessitar de internação hospitalar, e o restante não serão casos graves. Ele disse que o fato de o Brasil ter uma população jovem pode contribuir no enfrentamento da doença, formando um grande cordão imunológico com menos casos graves.

"Uma minoria vai necessitar de internação hospitalar. Se ocorresse ao longo do ano, seria uma gripe forte e uma epidemia para idosos", afirmou Mandetta. "Como não temos e ninguém tem imunidade, está acontecendo de maneira abrupta e levará muita gente ao sistema de saúde, como se tivesse apenas uma geladeira e de repente todo o quarteirão precisasse dela."

O ministro disse que o SUS precisa ganhar tempo para que seja expandido e aumente sua capilaridade, leitos e CTIs. "Vamos administrando o cenário como um todo para que possamos fazer uma transição menos impactante para todos nós."

Ministério da Saúde deve autorizar cloroquina para pacientes graves já a partir de 3a.-feira

O ministério da Saúde pode autorizar, até esta terça-feira (24), a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A declaração foi feita há pouco pelo secretário executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. Até lá, o ministério soltará uma nota com orientações sobre o uso dos medicamentos.

O secretário, no entanto, informou que a eventual liberação dos remédios terá caráter experimental e valerá apenas para pacientes internados em estado grave. Ele reiterou que os dois componentes têm efeitos colaterais fortes e não podem ser estocados para serem usados em caso de eventual gripe.

“Hoje, [os medicamentos] são usados em pesquisas clínicas, com autorização dos comitês de ética dos hospitais, em associação com outros medicamentos. Caso o Ministério da Saúde libere a prescrição, poderá ser usado para pacientes graves, internados em hospitais. Não é para ser usado por quem está gripado (preventivamente) e acha que se tomar esse medicamento e não vai ter complicações”, destacou Gabbardo.

Nos últimos dias, foi divulgado um estudo realizado na França em que a cloroquina – usada para tratar a malária – e a hidroxicloroquina – prescrita para casos de artrite reumatoide e lúpus – diminuíram a contagem viral. Ontem (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que o governo norte-americano estuda a utilização dos medicamentos no tratamento do novo coronavírus.

Sobre a autorização do presidente Jair Bolsonaro para que o Exército amplie a produção dos medicamentos, o secretário-executivo disse que a medida tem caráter preventivo no caso de um eventual aumento da demanda futura. No Brasil, o produto é fabricado em laboratórios privados, das Forças Armadas e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Esses medicamentos já são fabricados no Brasil e existem nas farmácias. Em função da possibilidade da utilização para casos graves de coronavírus, estamos pensando na necessidade de ampliação da produção. É isso que o presidente autorizou: que o Exército possa ampliar a produção de medicamentos”, explicou. Ele lembrou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu a venda dos remédios com a retenção de atestado apenas para pessoas com as três doenças tratadas pelos medicamentos: malária, lúpus e artrite reumatoide.

Vacinação

Em relação à campanha de vacinação contra a gripe, que começa na próxima segunda-feira (23) para idosos e profissionais de saúde, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, relatou iniciativas de estados e de municípios para evitar a aglomeração de idosos em postos de saúde. Ele citou parcerias com escolas para vacinação em pátios, ambientes mais arejados, e o fechamento de acordo com farmácias, empresas e entidades do setor produtivo para evitar a concentração de pessoas em um único lugar.

Oliveira mencionou iniciativas para que profissionais de saúde levem as doses às unidades hospitalares e às clínicas para que os colegas se vacinem. Isso, afirmou o secretário, evita o deslocamento em massa de profissionais de saúde para os postos de vacinação. Ele também citou uma iniciativa do governo do Pará, que fará a vacinação no sistema drive-thru, em que o motorista não sai do carro.

O secretário reiterou a recomendação para que os governos locais adiem a vacinação em crianças. A campanha começa nesta segunda para idosos e profissionais de saúde. Na etapa seguinte, serão vacinados profissionais de segurança pública, doentes crônicos e pessoas com restrição de liberdade. Somente na última fase, a vacinação será liberada para as demais pessoas. Ele citou a simplificação do registro, com a coleta apenas do registro da vacina, não do nome do paciente, para diminuir o tempo de permanência na unidade.

Wanderson: pessoas no AM estão usando cloroquina achando que vão se proteger

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, fez um apelo para que as pessoas, sobretudo no Norte do País, não façam o uso de cloroquina para prevenir o novo coronavírus. Ele lembrou que o remédio é voltado para outras doenças, como malária, lúpus e artrite reumatoide.

"Pessoas que precisam não estão encontrando cloroquina. O farmacêutico deve ser responsável, pedir receita, entender e orientar. O medicamento vai fazer lesões sérias, auditivas", completou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Mandetta reforçou que os governos de todos os países ainda buscam uma vacina, um retroviral, para o coronavírus. "Todos estamos pesquisando, um esforço no mundo todo", afirmou. "Vamos encontrar a solução, ele pode vir a qualquer tempo ou demorar. A paralisação total faz com que o remédio seja mais amargo, mais duro", completou.

Bolsonaro anuncia aumento de produção de cloroquina pelo Exército

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que decidiu em reunião com o ministro da Defesa que o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército vai ampliar a produção da cloroquina, que está sendo testada como tratamento para o novo coronavírus, apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter informado que não ainda recomenda sua utilização em pacientes infectados ou como forma de prevenção ao Covid-19.

De acordo com nota divulgada pela Anvisa na sexta-feira, não há estudos conclusivos que comprovam o uso de medicamentos que contêm hidroxicloroquina e cloroquina para o tratamento do novo coronavírus, e não há recomendação da agência para a sua utilização.

A Anvisa, inclusive, decidiu enquadrar a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial para evitar que pessoas que não precisam desses medicamentos provoquem um desabastecimento no mercado.

"A Agência recebeu relatos de que a procura pela hidroxicloroquina aumentou depois que algumas pesquisas indicaram que este produto pode ajudar no tratamento da Covid-19. Apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento no tratamento do novo coronavírus", disse a Anvisa.

Apesar da nota da Anvisa, Bolsonaro afirmou neste sábado, em vídeo publicado em suas redes sociais, que acertou com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o aumento da produção do medicamento pelo Exército, e disse que a Anvisa proibiu na sexta-feira sua exportação.

"Agora pouco, os profissionais do hospital Albert Einstein me informaram que iniciaram o protocolo de pesquisa para avaliar a eficácia da cloroquina nos pacientes com Covid-19. Também agora pouco, me reuni com o senhor ministro da Defesa, onde decidimos que o Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército deve imediatamente ampliar a sua produção desse medicamento", disse Bolsonaro no vídeo, em um tuíte com o título "Hospital Albert Einstein e a possível cura dos pacientes com o Covid-19".

"Na última sexta-feira, o almirante Antônio Barra, presidente da Anvisa, decidiu que a cloroquina não poderá ser vendida para outros países, afinal, esse medicamente também é usado no Brasil para combater a malária, o lúpus e a artrite", acrescentou.

Atualmente, não existem vacinas nem tratamentos para a doença respiratória altamente contagiosa Covid-19, por isso os pacientes só podem receber cuidados paliativos por ora.

Nos Estados Unidos, a Universidade de Minnesota iniciou nesta semana um teste para verificar se a hidroxicloroquina pode evitar ou reduzir a severidade do Covid-19.

Separadamente, uma equipe francesa disse que os resultados iniciais de um teste de hidroxicloroquina com 24 pacientes mostrou que 25% dos que receberam o remédio ainda portavam o coronavírus depois de seis dias -- a taxa foi de 90% entre os que receberam um placebo.

Na última quinta-feira (19), o presidente norte-americano Donald Trump anunciou que pedia pressa à agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, a FDA, para que aprovasse logo o uso desse remédio em pessoas com o diagnóstico da Covid-19. A ansiedade pela liberação desse medicamento é compreensível nesse momento de pandemia em que o mundo vive. E resultados promissores de estudos clínicos envolvendo a hidroxicloroquina colaboram com esse otimismo.

Embora alguns deles ainda estejam em fases pré-clínicas, ou em testes em laboratórios (in vitro), os que testaram a medicação em pacientes com o diagnóstico da doença também têm o que comemorar. O principal estudo, desenvolvido na França por um grupo de pesquisadores liderados por Didier Raoult, envolveu 25 pessoas diagnosticadas, separadas em três grupos. 

Seis dias depois de ter administrado a hidroxicloroquina, o percentual de pessoas com a Covid-19 reduziu a 25%, em comparação aos 90% daqueles que não receberam a medicação (grupo controle). Quando associado ao antibiótico, os efeitos foram reforçados. Dos seis pacientes que receberam a combinação de medicamentos, todos apresentaram uma cura viral até o sexto dia.

Secretário de Saúde de SP diz que Estado já aplica cloroquina, mas não como agora (Estadão Conteúdo)

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, afirmou que o medicamento cloroquina já é utilizado pelo sistema de saúde pública estadual para o tratamento de doenças crônicas, mas "não em fase aguda, como agora com a epidemia de coronavírus". Testes iniciais feitos ao redor do mundo mostram que o uso do remédio tem sido favorável em pacientes com coronavírus.

"Esse tipo de medicamento é utilizado também em outros pacientes, por isso, existem em nosso estoque e é distribuído nas nossas farmácias", disse em coletiva de imprensa em que foi anunciada a quarentena no Estado por 15 dias, a partir de terça-feira (24). Mas Germann explicou que o Estado vai receber uma doação do medicamento de uma rede privada. "Já estamos em processo de entrega"

O Hospital Albert Einstein e a operadora Prevent Senior afirmaram nesta sexta-feira (20), que conduzirão estudos clínicos para avaliar a eficácia da cloroquina no tratamento da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o coordenador da equipe que combate a pandemia do novo coronavírus no Estado de São Paulo, o infectologista David Uip, há algumas publicações científicas que mostram efeito favorável de cloroquina individualmente e também usada conjuntamente com azitromicina em pacientes com coronavírus.

"Mas são trabalhos iniciais, com número pequeno de voluntários, não são suficientes para conclusão. O que tem de ser feito agora é aumentar o número de voluntários. Há pesquisa muito importante em todo mundo."

Uip também disse que soube de informações de dois serviços privados que começam a fazer protocolos de pesquisa utilizando a associação da azitromicina e cloroquina.

"Eu entendo que sendo os protocolos de pesquisa avaliados pelos comitês de ética e aprovados pelo Conep Conselho Nacional de Saúde, tudo bem. Mas também há uma sistematização para o uso de medicamentos", diz, ponderando que os medicamentos "ultrapassam" necessidades essenciais de segurança de uso, porque são remédios clássicos, já conhecidos.

A cloroquina é aplicada no tratamento da malária e também para o tratamento de reumatismo, funcionando como um anti-inflamatório. "Precisamos desses medicamentos para os tratamentos já existentes", alertou Uip.

Trump pressiona órgãos do governo para teste de medicamentos contra coronavírus

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou neste sábado, 21, que dois remédios combinados - a hidroxicloroquina e a azitromicina - têm chance de ser uma das "maiores mudanças da história da Medicina", referindo-se ao surto de coronavírus, e fez menção a órgãos do governo para que os testes sejam feitos imediatamente.

Em sua conta no Twitter, Trump afirmou que a agência americana de fiscalização e regulamentação de remédios, o FDA (Food and Drug Administration) está "movendo montanhas" e pede para que "mova-se rapidamente, porque pessoas estão morrendo", marcando diversos departamentos americanos na postagem, como o Centro de Controle de Doenças, (CDC, na sigla em inglês) e o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês).

Na sexta-feira, Donald Trump já havia citado os medicamentos, o que provocou uma corrida à farmácia por americanos, como aponta a mídia dos EUA. Na CVS, uma das maiores redes de farmácia do país, os medicamentos já sumiram das prateleiras em alguns bairros de Washington e Nova York.

Potencial tratamento para o coronavírus anunciado por Trump já tem escassez, dizem farmacêuticos

.

  • NOVA YORK (Reuters) - Os estoques de uma droga para tratar malária e que foram testados com algum sucesso contra o coronavírus estão agora com oferta pequena com o aumento da demanda no meio da propagação da doença, dizem farmácias independentes e a Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde (ASHP). 

A ASHP, que tem uma lista de drogas em escassez independente da lista da Administração de Alimentos e drogas dos Estados Unidos (FDA), planeja acrescentar o genérico hidroxicloroquina à sua lista de substâncias em falta, segundo Erin Fox, diretora sênior de informação de medicamentos na Universidade Utah Health, que cuida da lista de medicamentos em falta para a ASHP.

A FDA não pode ser encontrada imediatamente para comentários, mas a hidroxicloroquina não está atualmente na sua lista de medicamentos em escassez. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira aos reguladores de saúde do país para acelerar a aprovação de terapias potenciais com o objetivo de tratar a Covid-19, para a qual ainda não há tratamentos ou vacinas aprovadas. 

Trump disse que o governo avalia a hidroxicloroquina e o medicamento antiviral exprimental da Gilead Sciences, o remdesivir, que passa por testes clínicos para a doença respiratória. 

"Atualmente trabalhamos com quatro distribuidores diferentes e desde hoje temos impossibilidades de encomendar tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina", que estão em atraso, disse David Light, chefe executivo da farmácia online Valisure, em um comunicado por e-mail. 

"Kaletra e losartan estão sendo racionados, o que significa que podemos pedir apenas quantidades limitadas", acrescentou. 

Kaletra, medicamento que faz parte do coquetel de tratamento para o HIV e é vendido pela AbbVie, e o genérico para tratamento de pressão arterial losartan também foram considerados com potencial para tratar o vírus, embora investigadores chineses tenham reportado que o Kaletra fracassou em melhorar os resultados para os pacientes da Covid-19 em estado grave. 

Jeff Bartone, dono da Hock's Pharmacy em Ohio, disse que conseguiu comprar cinco frascos de hidroxicloquina nesta quinta, mas que em um intervalo de uma hora seu distribuidor já estava sem estoque do medicamento. Ele disse ter quatro fornecedores reserva mas que todos também estavam sem o medicamento.

Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita médica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira, 20, passar a exigir apresentação de receita médica em farmácias para liberação de medicamentos com hidroxicloroquina, substância estudada como possível remédio para o novo coronavírus. O órgão afirma que a medida vai permitir que pacientes que já utilizam o medicamento não fiquem sem tratamento.

"A falta do produto pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados", diz a agência, que afirma ter recebido relatos de aumento da procura pelo produto após pesquisas indicarem que ele pode ajudar a tratar a nova doença.

"Apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento no tratamento do novo coronavírus", diz a Anvisa, que não recomenda uso do produto no momento.

O Conselho Federal de Medicina havia solicitado que a Anvisa colocasse a apresentação de receita médica como exigência para liberar o produto.

"Os pacientes que já fazem uso do medicamento poderão continuar utilizando sua receita simples para comprar o produto durante o prazo de 30 dias. A receita será registrada pelo farmacêutico que já está obrigado a fazer o controle do medicamento no momento da venda", diz a agência.

Na nova categoria o medicamento só poderá ser entregue mediante receita branca especial em duas vias. "Médicos que fazem a prescrição de hidroxicloquina ou cloroquina já devem começar a utilizar este formato", decidiu a Anvisa.

Segundo a agência, a hidroxicloroquina já estava enquadrada como medicamento sujeito à prescrição médica. Com a nova categoria a venda irregular pelas farmácias é considerada infração grave. "O uso sem supervisão médica também pode representar um alto risco à saúde das pessoas", alerta a Anvisa.

 
Abaixo, íntegra da nota do CFM:

"COMBATE À COVID-19

CFM faz esclarecimento sobre uso de cloroquina e hidroxicloroquina

Diante de notícias veiculadas sobre uso de medicamentos que contém cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) esclarece que:

1. Até o momento, nenhum tratamento antiviral específico para tratamento de COVID-19 é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ou pelo governo brasileiro;

2. Embora novos tratamentos e vacinas estejam em fase de estudo, até o momento não há estudos conclusivos que comprovem a eficácia e segurança do uso de medicamentos que contém cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19;

3. Portanto, a compra e uso indiscriminado desses medicamentos não é recomendada: a automedicação pode representar grave risco à saúde e o consumo desnecessário pode acarretar desabastecimento dessas fórmulas, prejudicando pacientes que delas fazem uso contínuo para tratamento de doenças reumáticas e dermatológicas, além de malária;

Nesse sentido, de proteger a saúde dos brasileiros e garantir o uso racional dos insumos existentes, o Conselho Federal de Medicina solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, por meio de ato normativo próprio, a comercialização e a dispensação de medicamentos com esses princípios em sua composição sejam restritas aos pacientes que apresentarem prescrição médica.

Brasília, 20 de março de 2020.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)"

 

 

Anvisa decide que compra de hidroxicloroquina exige receita médica

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Beline Chaves Dourados - MS

    Daniela: A planta (barbatimão) possui vários compostos químicos produzidos pelo seu metabolismo secundário, como os alcaloides, flavonoides, terpenos, estilbenos, esteroides e taninos, sendo esse último o seu constituinte majoritário, o qual agrega à espécie o valor medicinal. Essa substância está presente em toda a planta, concentrando-se principalmente na casca, com cerca de 25 a 30% de tanino em extrato aquoso...

    (PANIZZA et al., 1988).https://www.conhecer.org.br/enciclop/2013a/agrarias/barbatimao.pdf

    0
  • Daniela Felix

    Boa noite, me chamo Daniela Felix Menezes, sou farmacêutica e fitoterapeuta, e creio que houve um equivoco quanto às plantas de onde será extraida a cloroquina, reli a monogradia do barbatimão no site do Ministério da Saúde e o mesmo sequer tem traços de quininos...

    1