Fiocruz identifica nova variante de vírus influenza A
Nova variante do vírus influenza, causador da gripe, foi descoberta por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz. Ele foi identificado numa paciente do Paraná, que apresentou sintomas da gripe em meados de abril, se recuperou e não precisou ser hospitalizada.
Segundo o Instituto, o caso foi informado ao Ministério da Saúde e à OMS, a Organização Mundial da Saúde. Infecções humanas por novos subtipos virais precisam ser notificadas porque têm potencial pandêmico, como no caso do coronavírus.
No entanto, segundo pesquisadores, a nova descoberta não é motivo de preocupação, porque essas detecções ocorrem, ao longo dos anos, em vários países e não significa que vão se transformar em pandemia. As medidas de controle são as mesmas para infecções de transmissão respiratória em geral, como lavar as mãos e procurar atendimento médico.
O vírus identificado no Paraná é caracterizado como uma nova variante porque apresenta configurações genéticas diferentes de outros vírus influenza A. Com um sequenciamento genético, os estudos apontaram que a nova variante viral estava associada a vírus que circularam anteriormente em humanos e suínos.
Segundo a OMS, as infecções humanas por vírus de gripe de suínos ocorrem principalmente pelo contato com animais infectados ou ambientes contaminados. No caso do Paraná, as investigações ainda estão em curso, mas é possível que a paciente tenha sido infectada no frigorífico de suínos onde trabalha, no município de Ibiporã.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes