Economia da China segue resiliente apesar de riscos externos, diz Xi

A economia da China continua resiliente e há amplas ferramentas de política monetária à disposição de Pequim apesar do aumento dos riscos externos, disse o presidente Xi Jinping em comentários publicados no sábado.
A segunda maior economia do mundo tem se recuperado de forma constante de uma recessão induzida pelo vírus, mas analistas dizem que as autoridades enfrentam uma difícil tarefa na tentativa de manter a expansão estável nos próximos anos para transformar a China em uma nação de alta renda.
"As características básicas da economia chinesa -- com potencial suficiente, grande resiliência, forte vitalidade, grande espaço de manobra e muitos instrumentos de política monetária -- não mudaram", disse Xi segundo a agência de notícias Xinhua,.
A China tem forte capacidade de produção, mercados domésticos muito amplos e grande potencial de investimento, disse Xi.
Xi reafirmou uma estratégia de "dupla circulação" que ajudaria a conduzir a economia em direção a uma maior autossuficiência, uma vez que a hostilidade dos Estados Unidos e a pandemia global aumentaram os riscos externos.
A China ainda desfruta de "oportunidades estratégicas" em seu desenvolvimento, embora a pandemia de coronavírus tenha exacerbado os desafios mundiais à medida que a globalização desacelera e o unilateralismo e o protecionismo ganham força, disse Xi, segundo a Xinhua, em uma reunião sobre o 14º plano quinquenal do país (2021-2025).
Xi também pediu calma em meio a dificuldades e desafios crescentes.
1 comentário
Wall Street fecha sem direção única e ações de saúde e energia pressionam S&P 500
Ibovespa cai mais de 2% e fecha abaixo de 159 mil pontos
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest
Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS
A reportagem da Reuters está toda baseada no "disse Xi"! Credibilidade?