BC admite descolamento grande em preços a produtores e consumidores, vê algum repasse a IPCA

Publicado em 24/09/2020 11:41

LOGO REUTERS

O Banco Central reconheceu nesta quinta-feira um descolamento grande entre a inflação ao produtor (IPA), mais alta, e ao consumidor (IPCA), mais baixa, com a diferença observada em agosto tendo sido a maior desde 2003 considerando variações em trimestres móveis, e indicou que deverá haver algum repasse ao IPCA à frente.

O diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, disse em coletiva de imprensa que está havendo grande divergência entre os dois índices, alimentando questionamentos sobre aumentos no IPCA.

"Pergunta é se IPCA está grávido do IPA, aumentos vão aparecer ou não?", afirmou ele.

Em box publicado mais cedo no Relatório Trimestral de Inflação, o BC já havia dito que a evolução dos preços de combustíveis era parte importante do fenômeno, o que Kanczuk reiterou.

"Daí não é questão de gravidez, são bens diferentes mesmo: IPA é combustível puro e IPCA considera margens do serviço ligadas a combustível puro", disse.

Por outro lado, ele pontuou que, tirando os combustíveis, faz sentido imaginar que parte da alta do IPA vai sim para o IPCA.

"Tem a questão de ociosidade que determina um pouco o quanto será o repasse, mas repasse deve acontecer sim", afirmou o diretor. "Resposta é que tem um pouco de gravidez", complementou.

No box, o BC fez uma análise de componentes similares nos dois índices, já que o IPA puro não inclui serviços, mas abarca, com peso relevante, bens que são em grande parte exportados, como soja e minério de ferro.

Considerando esse recorte, o BC admitiu a existência de alguns componentes com maior discrepância nos três meses encerrados em agosto: combustíveis para veículos, leites e derivados, combustíveis domésticos (GLP) e veículos próprios.

"Destaca-se a grande influência de combustíveis para veículos, que contribuiu com -2,5 pontos percentuais para a diferença de -4,5 pontos percentuais entre IPCA-correspondente e IPA-correspondente", disse o BC.

A autoridade monetária ponderou que, nos meses anteriores, o descolamento nos preços de combustíveis teve magnitude grande em sentido contrário.

"Tais discrepâncias podem advir de repasse incompleto – por exemplo, pelo fato de o preço ao produtor ser apenas uma parte do preço final ao consumidor –, de repasse defasado, ou mesmo de imperfeições no mapeamento. No caso de combustíveis para veículos, a primeira hipótese parece explicar a maior parte do descolamento", afirmou.

Segundo o BC, é possível que o movimento distinto do IPCA-correspondente e do IPA-correspondente reflita parcialmente alguma defasagem de repasse em determinados itens. Mesmo assim, disse acreditar que as condições atuais da economia, com elevado grau de ociosidade, "podem contribuir para que o eventual repasse seja menor que o usual".

O fato da inflação ao produtor ter disparado nas últimas leituras acendeu o alerta quanto a repasses subsequentes para os consumidores, o que tenderia a pressionar o IPCA para cima.

No relatório desta quinta-feira, contudo, o BC voltou a avaliar que "diversas medidas de inflação subjacente permanecem abaixo dos níveis compatíveis com o cumprimento da meta", dada pelo IPCA.

No curto prazo, o BC vê alta do IPCA de 0,40% em setembro, 0,30% em outubro e 0,27% em novembro. A inflação acumulada em 12 meses deve então cair de 2,85% em novembro para cerca de 2,1% em dezembro, "com o descarte da alta atipicamente elevada observada em dezembro de 2019, na esteira do choque nos preços das carnes".

A meta de inflação deste ano é de 4% pelo IPCA, com margem de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário