Pedidos de recuperação judicial no Brasil caem 7% em agosto, apesar da crise

Os pedidos de recuperação judicial no Brasil tiveram em agosto a quinta queda mensal seguida, apesar da crise desencadeada pelos efeitos da Covid-19, uma vez que credores estão aceitando renegociar dívidas, apontou a Serasa Experian.
De acordo com levantamento da empresa de informações de crédito, foram registrados 142 pedidos de recuperação no mês passado, 10 a menos do que em igual período de 2019. Desde abril, essa é a quinta queda consecutiva do índice, sempre na medição ano a ano. A análise mensal revela retração de -2,2%.
Por tamanhos, as grandes empresas fizeram em agosto 25% menos pedidos de recuperação judicial em agosto, enquanto nas médias o recuo foi de 20,8%.
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os negócios de maior porte estão se recuperando com mais rapidez diante da retomada das atividades comerciais e de serviço, diante do maior capital de giro. Já as micro e pequenas empresas tiveram leve alta de 1% no número de pedidos.
"As renegociações entre credores e devedores continuam sendo o principal fator para contribuição da queda do índice", afirmou o economista no relatório.
Na análise por segmento é possível observar a baixa dos pedidos em todos os segmentos da economia, exceto no Comércio, que elevou os pedidos de 24 para 31 na comparação ano a ano, com o setor sendo um dos mais atingidos pelas medidas de isolamento social para tentar conter a pandemia.
Em agosto as solicitações de falências recuaram diminuindo de 125 para 102. Por faixas, as micro e pequenas empresas tiveram 54 pedido, enquanto médias e grandes registram ambas 24.
0 comentário
Wall Street fica estável antes de fim de semana prolongado e S&P 500 tem queda semanal
Canadá e China reduzem tarifas de veículos elétricos e canola em retomada dos laços
Ibovespa recua em pregão de ajustes com vencimento de opções após recordes
Dólar fecha em leve alta em linha com exterior
Perícia de nova fase da operação sobre Master deve levar de 4 a 6 meses, diz fonte da PGR
Taxas dos DIs fecham em alta com IBC-Br acima do esperado