Bolsa de Tóquio fica paralisada por falha em sistema, China tem feriado

Os mercados acionários de Sydney e Cingapura fecharam em alta nesta quinta-feira, em dia de negociações reduzidas por problemas técnicos na bolsa de Tóquio e feriados na China, na Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong.
As renovadas esperanças de medidas de estímulo nos Estados Unidos deram sustentação ao mercado, embora a incerteza sobre a eleição presidencial no país e problemas técnicos no mercado do Japão tenham limitado os ganhos.
O índice MSCI para ações da Ásia-Pacífico excluindo o Japão tinha alta de 0,5%, com as ações australianas subindo 0,98% e o mercado de Cingapura ganhando 1,38%.
A bolsa de Tóquio suspendeu as negociações no dia todo depois que uma falha em seu sistema eletrônico provocou a pior indisponibilidade já sofrida pelo terceiro maior mercado acionário do mundo. Não está claro quando as negociações serão retomadas.
A primeira suspensão de um dia inteiro desde que a bolsa começou a negociação totalmente eletrônica em 1999 deixou os investidores tentando em vão recomprar ações após o primeiro debate presidencial nos EUA.
"Eu me sinto terrivelmente responsável por toda a confusão que esse incidente provocou para os investidores e os participantes do mercado, disse o diretor da bolsa, Koichiro Miyahara, em entrevista.
O problema também levanta questões sobre a credibilidade da bolsa no momento em que o novo primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, torna a digitalização uma prioridade e pode prejudicar as expectativas do país de atrair mais bancos e gerentes de fundos de Hong Kong em meio a preocupações sobre uma nova lei de segurança imposta pela China.
Bolsas regionais em Nagoya, Fukuoka e Sapporo também foram forçadas a suspender as negociações porque usam o mesmo sistema.
Mas as negociações de derivativos em Osaka não foram afetadas, com os futuros do Nikkei avançando 0,2%.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC