Macron anuncia toque de recolher noturno na França para combater Covid-19

Publicado em 14/10/2020 14:40 e atualizado em 14/10/2020 17:37

LOGO REUTERS

Por Benoit Van Overstraeten e Christian Lowe

PARIS (Reuters) - A França irá impor um toque de recolher noturno a quase um terço da população de 67 milhões de pessoas para combater um ressurgimento do coronavírus, embora um novo lockdown nacional não esteja previsto, disse o presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira.

Macron anunciou o toque de recolher, que entrará em vigor a partir de sábado e ocorrerá todas as noites a partir das 21h até as 6h da manhã seguinte, logo após o governo declarar um novo estado de emergência de saúde pública. As restrições vão durar, pelo menos, quatro semanas.

O presidente disse que o toque de recolher será imposto na regiões da Grande Paris, Marselha, Toulouse, Montpellier e cinco outras cidades.

"Estamos em uma segunda onda", disse Macron em entrevista à rede nacional de televisão. "Temos que reagir."

A França, como outros países europeus, está lutando para desacelerar a propagação do vírus e aliviar a pressão sobre um sistema de saúde mais uma vez sobrecarregado, enquanto mantém sua economia de 2,3 trilhões de euros aberta e protegendo empregos.

Nesta quarta-feira, o país registrou 22.591 novos casos de coronavírus, o terceiro dia em seis na qual a contagem diária ultrapassou a marca de 20.000. O vírus já matou mais de 32.000 pessoas no país.

Macron disse que a França não perdeu o controle do vírus, mas acrescentou: "Estamos em uma situação preocupante".

As populações sob o toque de recolher noturno não poderão ir a restaurantes ou a casas de amigos à noite, embora deslocamentos essenciais durante o período ainda sejam permitidos, disse Macron.

Qualquer pessoa que viole o toque de recolher será multada em 135 euros.

França declara estado de emergência de saúde pública por Covid-19

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - O governo da França declarou nesta quarta-feira um estado de emergência de saúde pública por causa da Covid-19.

Ao anunciar a decisão em comunicado, o governo disse que a epidemia de Covid-19 é um desastre de saúde pública que coloca em perigo a saúde da população e justifica a adoção de medidas rigorosas.

Vacinação de crianças contra Covid-19 pode não ser recomendada inicialmente, diz CDC dos EUA

Reuters) - O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) disse nesta quarta-feira que as vacinas contra Covid-19 podem não ser recomendadas inicialmente para crianças quando se tornarem disponíveis.

As crianças, que raramente têm sintomas graves de Covid-19, ainda não foram submetidas a nenhum teste de vacina experimental contra coronavírus. O CDC disse que, até agora, testes clínicos iniciais só incluíram adultos não-gestantes, observando que os grupos recomendados podem mudar no futuro à medida que os testes clínicos se ampliarem para recrutar mais pessoas.

A Pfizer disse que recrutará crianças, que são passíveis de transmitir o vírus a grupos de alto risco, de até 12 anos em seu teste amplo de estágio avançado de vacina contra Covid-19, e a AstraZeneca disse que um subgrupo de pacientes de um teste grande contará com crianças de cinco a 12 anos.

Ainda não existe uma vacina contra Covid-19, mas algumas empresas, como Pfizer e Moderna, estão fazendo testes de estágio avançado de suas vacinas experimentais.

O CDC também disse nesta quarta-feira que, pelo menos a princípio, qualquer vacina contra coronavírus será usada com uma autorização de uso emergencial da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e que pode haver um suprimento limitado de vacinas antes do final de 2020.

Em caso de suprimento limitado, pode ser recomendável que alguns grupos recebam a vacina contra Covid-19 primeiro, disse o CDC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário