Incerteza sobre temperatura das vacinas atrasa imunização em algumas cidades alemãs

FRANKFURT (Reuters) - A campanha de vacinação contra o coronavírus na Alemanha teve atrasos em várias cidades neste domingo depois que os rastreadores de temperatura mostraram que cerca de 1.000 das injeções feitas pelas farmacêuticas BioNTech e Pfizer podem não ter sido mantidas em temperatura fria o suficiente durante o traslado.
"Ao ler os registradores de temperatura colocados nas caixas térmicas, surgiram dúvidas sobre o cumprimento dos requisitos da cadeia de frio", disse, em comunicado, o distrito de Lichtenfels, localizado no norte do maior Estado da Alemanha, a Baviera.
A equipe médica descobriu que a temperatura em uma caixa térmica de transporte de vacina subiu para 15 graus Celsius, disse um porta-voz de Lichtenfels, acima do máximo de 8 ºC estipulado pelos fabricantes.
A vacina, que usa a nova tecnologia mRNA, deve ser armazenada em temperaturas ultrabaixas de cerca de -70 graus Celsius antes de ser enviada aos centros de distribuição em caixas térmicas especialmente projetadas, cheias de gelo seco.
Uma vez fora do armazenamento em temperatura ultrabaixa, a vacina deve ser mantida entre 2 ºC e 8 ºC para permanecer efetiva por até cinco dias.
As caixas térmicas projetadas pela Pfizer são equipadas com rastreadores GPS para que as empresas possam lidar com possíveis problemas de armazenamento durante o trajeto.
O porta-voz de Lichtenfels disse que 1.000 injeções foram afetadas pela questão da temperatura e que a cidade e os distritos de Coburg, Kronach, Kulmbach, Hof, Bayreuth e Wunsiedel, no norte da Baviera, estavam esperando uma resposta da BioNTech sobre se a vacina ainda poderia ser usada.
A BioNTech disse que respondeu a perguntas dos distritos sobre se as injeções ainda poderiam ser usadas, mas se recusou a especificar o que havia dito a eles. A Pfizer pediu para a Reuters contatar a BioNTech.
"A campanha de imunização contra o coronavírus não se trata de quem vacina mais rápido ou quem administra mais doses. Segurança e trabalho consciente em benefício da população têm a maior prioridade", disse Oliver Baer, administrador distrital em Hof.
Os atrasos na Alemanha reforçam o desafio que é administrar a vacina enquanto os reguladores analisam a aprovação de alternativas, como as feitas pela Moderna e pela AstraZeneca, que são mais fáceis de transportar e armazenar.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde