Lewandowski dá liminar para manter em vigor trechos de lei que prevê medidas sanitárias de combate à pandemia

Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu liminar nesta quarta-feira para manter em vigor trechos de uma lei de fevereiro que instituiu medidas de caráter sanitário e excepcional de combate à pandemia do coronavírus.
A decisão não tem qualquer relação com as medidas orçamentárias e financeiras adotadas excepcionalmente pelo governo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
Na decisão de oito páginas, Lewandowski atendeu a pedido da Rede Sustentabilidade que pedia a prorrogação da vigência de medidas que autoridades podem adotar no enfrentamento à pandemia, como impor isolamento social e fechamento de estabelecimentos comerciais.
Lewandowski disse que o fim da pandemia "ainda está longe de materializar-se".
"Pelo contrário, a insidiosa moléstia causada pelo novo coronavírus segue infectando e matando pessoas, em ritmo acelerado, especialmente as mais idosas, acometidas por comorbidades ou fisicamente debilitadas", afirmou.
"Por isso, a prudência --amparada nos princípios da prevenção e da precaução, que devem reger as decisões em matéria de saúde pública-- aconselha que as medidas excepcionais abrigadas na Lei n° 13.979/2020 continuem, por enquanto, a integrar o arsenal das autoridades sanitárias para combater a pandemia", completou.
1 comentário
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest
Índices europeus recuam, conforme investidores avaliam dados dos EUA; empresas de defesa caem
Mudanças na política cambial da Argentina deixam mais perto retorno aos mercados de dívida, dizem analistas
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Os vagabundos do STF, atendendo os pedidos dos vagabundos do PSOL ("Lewandowski dá liminar para manter em vigor trechos de lei que prevê medidas sanitárias de combate à pandemia").... Ativismo judicial é o que faz o PSOL, passando pelas mais diversas matérias, do aborto ao ambientalismo... Se querem prejudicar os agropecuaristas entram com ações e mais ações de inconstitucionalidade sobre praticamente tudo. Alguém viu por aí um único integrante da FPA denunciar o que fazem esses canalhas?