Covid-19 sacudiu economia global em 2020; mas surgem alternativas de cura (no Poder360)

Publicado em 01/01/2021 11:33 e atualizado em 03/01/2021 11:34

LOGO REUTERS

(Reuters) - Quando começou 2020, a economia global tinha acabado de atingir seu décimo ano consecutivo de crescimento ininterrupto, uma onda que a maioria dos economistas e autoridades governamentais previa continuar por anos em uma versão do século 21 dos "loucos anos 20" . 

Mas em dois meses, um novo vírus misterioso detectado pela primeira vez na China em dezembro de 2019 - o novo coronavírus - estava se espalhando rapidamente em todo o mundo, quebrando essas expectativas e desencadeando a mais profunda recessão mundial em gerações.

O Fundo Monetário Internacional estima que a economia global tenha encolhido 4,4% este ano, em comparação com uma contração de apenas 0,1% em 2009, quando o mundo enfrentou uma crise financeira pela última vez.

O fechamento de negócios e atividades não essenciais por determinação dos governos em grande parte do mundo desencadeou uma onda de desemprego nunca vista desde a Grande Depressão. Ainda assim, os níveis de desemprego variam dramaticamente em todo o mundo. 

Em alguns países, como a China, os níveis de infecção por Covid-19 foram elevados suprimidos por meio de isolamentos rígidos, mas relativamente breves, permitindo que como taxas de permanecessem baixas. Outros, como a Alemanha, implantaram sistemas apoiados pelo governo para manter funcionários na folha de pagamento da empresa, mesmo sem trabalho. 

Em outros lugares, incluindo Brasil e Estados Unidos, uma disseminação descontrolada do vírus e as respostas benéficas e de saúde do governo geraram perdas de empregos galopantes. Cerca de 22 milhões de pessoas nos EUA perderam o emprego apenas em março e abril, e a taxa de desemprego saltou para cerca de 15%. 

A maioria dos economistas prevê que demore um ano ou mais para que os mercados de trabalho retornem a algo semelhante à era pré-pandemia.

A Covid-19 foi um forte golpe para o comércio global, com os volumes de exportação caindo abruptamente para o nível mais baixo em quase uma década em março e abril.

A recuperação desde então tem sido liderada em grande parte pela China, que se destaca entre as principais economias no crescimento ano a ano nas exportações. 

Níveis sem precedentes de estímulos governamental impediram danos ainda maiores para muitas economias, mas também aumentaram uma montanha global de dívida soberana acumulada por governos, levantando questões sobre se uma ruptura financeira e a próxima crise com um mundo terá que lidar. 

No entanto, taxas de juros historicamente baixas pairando em torno - e às vezes abaixo - de zero por cento significam que os custos do serviço da dívida para as economias do Grupo dos Sete (G7) estão em seus níveis mais baixos desde 1970, quando o peso da dívida era apenas uma fração do que é agora. 

"A dívida hoje é sustentável e permanecerá assim por alguns anos porque enquanto a atividade econômica eo emprego não recuperarem o ímpeto, as bancos centrais dificilmente farão algo com suas taxas de juros. Isso permite que os governos mantenham o apoio fiscal na forma de esquemas de retenção e apoio às empresas ", disse Laurence Boone, economista-chefe da OCDE. 

AstraZeneca anuncia remédio para tratar quem pega coronavírus (no Poder 360)

Cientistas britânicos testam uma nova droga que poderia impedir quem pegou o coronavírus de desenvolver a covid-19, doença causada pelo vírus. O remédio, conhecido como AZD7442, envolveria uma combinação de anticorpos de longa ação.

A notícia foi publicada pelo jornal britânico The Guardian. 

Em vez de anticorpos produzidos pelo organismo para combater a infecção, a droga usa anticorpos monoclonais criados em laboratório. Seria capaz de prover imunidade instantânea contra a doença. Poderia ser ministrada como tratamento emergencial para conter surtos da doença em hospitais e asilos, por exemplo.

Ainda, seria uma forma de conter o número de mortes e complicações causadas pela covid-19 enquanto não há vacinas para imunizar toda a população.

Quem desenvolve a droga é a AstraZeneca, mesma empresa que pesquisa a vacina contra o coronavírus comprada pelo governo federal do Brasil. Também estão envolvidos no projeto os UCLH (Hospitais da Universidade College Londres, em tradução livre).

Os documentos sobre o ensaio clínico enviado aos EUA, diz The Guardian, mostram que é investigada “a eficácia do AZD7442 para profilaxia pós-exposição da covid-19 em adultos”. Esse tratamento impede que o vírus se acople às células humanas.

“A proteína da espora do Sars-CoV-2 contém o RBD (domínio de receptor-obrigatório) do vírus, que possibilita ao vírus unir-se aos receptores em células humanas. Mirando a essa região da proteína da espora do vírus, anticorpos podem impedir o vírus de se acoplar em células humanas, e assim poderia bloquear a infecção”, detalha o documento.

Se tiver a eficácia comprovada, o remédio deve ser tomado até o 8º dia da exposição ao coronavírus. Ajudaria a impedir o desenvolvimento da doença por até 12 meses. Os participantes dos testes têm recebido duas doses da droga. Os estudos receberam o nome de “Storm Chaser” (Caçador de Tempestades, em tradução livre).

Seria possível ter a droga até março ou abril de 2021, se aprovado pelas agências reguladoras de medicamentos depois de ter os estudos revisados. Os testes são feitos em UCLH, outros hospitais britânicos e uma rede de 100 outros lugares pelo mundo.

Os UCLH ainda fazem um teste paralelo com a mesma droga. A ideia é descobrir se o remédio protege pessoas com o sistema imune comprometido, como é o caso de quem faz quimioterapia. Esse estudo recebeu o nome de “Provent”. Tanto esse quanto o Storm Chaser estão na fase 3, a última dos testes de medicamentos.

Os 2 ensaios são efetuados no novo centro de pesquisas em vacinas dos UCLH, financiado pelo braço de pesquisas do NHS (Nacional Health Service, equivalente do SUS no Reino Unido).

Só no Brasil o coronavírus já matou ao menos 190.488, segundo o Ministério da Saúde. Além do número de pessoas que perdem a vida, o vírus também causa estrago na economia mundial.

As formas mais eficazes de conter a proliferação do coronavírus conhecidas envolvem isolamento social, o que impede o trabalho em diversos setores da economia.

É aguardada para 2021 a vacinação em massa da população, que já começou em alguns países

Pesquisa PoderData mostrou que cada vez menos brasileiros querem ser vacinados contra a covid-19. (no Poder360).

Vermífugo Annita reduz em 55% carga viral de paciente com covid-19

(no Poder 360)

A revista científica European Respiratory Journal publicou artigo científico com os resultados do estudo financiado pelo governo brasileiro sobre o uso do vermífugo nitazoxanida no combate ao coronavírus. Eis a íntegra (em inglês).

O estudo começou com 1.575 voluntários, em 7 cidades do país. Mas só 475 contraíram a covid-19, então os demais foram excluídos. Ao fim do estudo, os resultados consideraram 392 pacientes. As análises indicaram que a nitazoxanida (cujo nome comercial é Annita) é capaz de reduzir a carga viral em pacientes com até 3 dias de confirmação da doença no organismo. Para isso, deve ser administrado na dosagem de 500 mg, de 8 em 8 horas, durante 5 dias.

A carga viral dos 194 pacientes que se trataram com a nitazoxanida caiu 55% depois de 5 dias. Entre os 198 voluntários que tomaram o placebo, a carga viral teve redução de 45% no mesmo período. O vermífugo não levou à redução dos sintomas da covid-19. Os pesquisadores, desse modo, concluem não haver evidências de que o medicamento seja uma terapia efetiva para pacientes com casos leves de covid-19.

Um membro da Sociedade Brasileira de Infectologia ouvido pela reportagem do Poder360 e que não quis se identificar disse que o estudo não apresenta “dados clínicos relevantes“. “O artigo é muito fraco. É impossível recomendar qualquer coisa baseada nele“, afirmou.

O artigo foi enviado ao European Respiratory Journal em 5 de outubro. Foi aceito em 4 de dezembro e publicado em 24 de dezembro. É assinado por 29 pesquisadores, coordenados pela professora Patrícia Rocco, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

“A publicação do estudo clínico é um presente de Natal da ciência brasileira para o mundo. É uma excelente notícia de fim de ano para começarmos 2021 com ainda mais determinação para enfrentar essa pandemia utilizando a única arma possível de derrotá-la: a ciência”, disse o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) ao site oficial da pasta.

Em outubro, o governo federal promoveu evento para divulgar os resultados desse estudo, mas não apresentou os dados.Usou um gráfico genérico, comprado em banco de imagens, para ilustrar a apresentação.

Nova variante do coronavírus efeito perspectiva para petróleo em 2021

LOGO REUTERS

(Reuters) - Os preços do petróleo não devem apresentar grande recuperação em 2021, já que uma nova variante do coronavírus e restrições de viagens ameaçam a já enfraquecida demanda por combustível, mostrada uma pesquisa da Reuters nesta quinta-feira.

A pesquisa com 39 economistas e analistas realizados na segunda quinzena de dezembro previa que os preços do petróleo Brent atingiriam uma média de 50,67 dólares por barril no próximo ano.

Isso é acima de uma pesquisa no mês passado, que previa um preço médio de 49,35 dólares por barril em 2021, mas pouco mudou em relação ao nível atual do Brent, de cerca de 51 dólares nesta quinta-feira.

Os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) devem atingir em média 47,45 dólares por barril em 2021, mostrado uma pesquisa.

Isso também está acima de um consenso de novembro de 46,40 dólares por barril, mas também próximo do preço do WTI desta quinta-feira, perto de 48 dólares.

Uma nova variante do coronavírus detectada no Reino Unido este mês aumentou o risco de novas restrições e medidas de isolamento, o que junto com uma distribuição gradual de vacinas pode limitar os ganhos do petróleo.

A recuperação da demanda de petróleo dependerá do ritmo da implantação das vacinas que estão sendo desenvolvidas para combater o vírus, disse analistas, com alguns não esperando um retorno aos níveis pré-pandêmicos antes do final de 2022 ou 2023.

"Novas cepas de vírus podem complicar como perspectivas e levar a bloqueios mais severos que prejudicarão como perspectivas de demanda bruta para o primeiro trimestre", disse Edward Moya, analista de mercado sênior da OANDA.

"Medidas adicionais de bloqueio e a atençãoo movimento Opep + de aumentar a produção serão o foco na primeira metade do ano."

Produtores da Opep e aliados, incluindo a Rússia, a chamada Opep +, concordaram em afrouxar seus cortes de produção em 500.000 barris por dia (bpd) a partir de janeiro.

A Opep + deve se reunir no dia 4 de janeiro para discutir uma política, incluindo um possível afrouxamento adicional de 500.000 bpd em fevereiro.

Wall Street encerra ano caótico com Dow e S&P em níveis recordes

LOGO REUTERS

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas dos EUA encerraram um ano tumultuado com o Dow e o S&P 500 em máximas históricas, e com os três principais índices de ações de Wall Street apurando ganhos expressivos, apesar de uma economia afetada pela pandemia de Covid- 19, com o foco das atenções voltando-se para um mundo pós-pandêmico. 

Em um ano que marcou o fim do 'mercado em alta' mais longo já registrado, à medida que medidas de isolamento causadas pela pandemia atingiram a economia global, as ações se recuperaram, com o S&P 500 subindo mais de 66% em relação à mínima de 23 de março, disponível no mais curto 'bear market' da história. 

Os ganhos, que enviaram o Dow e o S&P a máximas recordes para fechar o ano e a Nasdaq a um recorde no início desta semana, foram alimentados em parte por grandes estímulos fiscais e monetários para combater as consequências do coronavírus, bem como o progresso do desenvolvimento das vacinas. 

No ano, o S&P 500 ganhou 16,3%, o Dow 7,2% e o Nasdaq 43,6%, o que marcou o maior ganho anual para o índice de tecnologia desde 2009.

"Para índices gerais, este é um ano de alta, apesar da loucura do mundo real", disse Mike Zigmont, chefe de pesquisa e negócios da Gestão da Volatilidade da Colheita.

"Parece-me que os investidores decidiram que o mundo mudou para sempre, a pandemia do coronavírus foi o catalisador e agora os investidores decidiram quem são os vencedores e quem são os perdedores e estão avançando."

Ainda assim, os dados de quinta-feira foram um lembrete de que a economia ainda tem uma recuperação longa pela frente, já que os pedidos de auxílio-desemprego semânticos, embora tenham caído pela segunda semana consecutiva para 787.000, permaneceram bem acima do pico da semana recessão de 2007-2009.

O setor de tecnologia e consumo discricionário foram os de melhor desempenho no ano, enquanto o de energia foi mais uma vez o mais fraco dos 11 principais setores do S&P no ano.

Empresas com enorme valor de mercado empresas como Amazon e Apple ajudaram a impulsionar o S&P 500 e o Nasdaq, bem como as altas de sociedades que se beneficiam do isolamento social, como a redução online ETSY e plataforma digital de pagamentos PayPal.

As ações da Tesla adicionadas ao índice de referência S&P em 21 de dezembro, subiram espantosos 743% no ano.

Na última sessão do ano, o Dow Jones Industrial Average subiu 0,65%, para 30.606,48 pontos, o S&P 500 ganhou 0,64%, para 3.756,07 pontos, e o Nasdaq Composite avançou 0,14%, para 12.888, 28 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário