Fed deixa política monetária estável com moderação em retomada econômica nos EUA

Publicado em 27/01/2021 17:31

LOGO REUTERS

O Federal Reserve deixou nesta quarta-feira sua principal taxa de juros de um dia perto de zero e não fez nenhuma alteração em suas compras mensais de títulos, prometendo novamente manter esses pilares econômicos em curso até que haja uma recuperação completa da recessão provocada pela pandemia.

Essa retomada ainda não aconteceu, e o Fed em seu comunicado sinalizou uma possível desaceleração no ritmo da recuperação.

"O ritmo de recuperação da atividade econômica e do emprego moderou-se nos últimos meses, com a fraqueza concentrada nos setores mais adversamente afetados pela pandemia", disse o banco central dos EUA em comunicado de política divulgado ao final de seu último dia de dois dias encontro.

"A atual crise de saúde pública continua pesando sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação, e apresenta riscos consideráveis ​​para as perspectivas econômicas", disse o documento.

O foco do comunicado na possível moderação na recuperação dá mais peso à promessa do Fed de manter a política monetária dos EUA em uma postura "acomodatícia" talvez por meses ou mesmo anos.

Embora o programa de vacinação contra o coronavírus possa ajudar a economia a reabrir e se recuperar mais plenamente neste ano, por enquanto as autoridades do Fed sentem que a atividade permanece em um buraco profundo, com altos níveis de desemprego, pequenas empresas em dificuldades e um aumento recente de infecções por Covid-19 exigindo uma resposta em nível de crise por parte do banco central.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário