Ministério da Saúde assina contratos com Pfizer e Janssen por vacinas contra Covid

Publicado em 15/03/2021 17:24

LOGO REUTERS

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde assinou nesta segunda-feira contratos com a Pfizer e a Janssen, da Johnson & Johnson , para comprar um total de 138 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 desenvolvidas pelos dois laboratórios, anunciou o ministro da pasta, Eduardo Pazuello.

A informação sobre a assinatura do acordo com a Pfizer por 100 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela empresa com a parceira BioNTech fora antecipada mais cedo à Reuters por uma fonte.

O ministério confirmou no início do mês a intenção de comprar 100 milhões de doses das vacinas da Pfizer e outros 38 milhões da Janssen, em mais uma tentativa de acelerar a compra de imunizantes em meio ao pior momento da pandemia no país e com a campanha de vacinação em ritmo lento.

A Pfizer já possui registro de uso definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enquanto a vacina da Janssen tem aprovação nos Estados Unidos e em outros países e também deve receber autorização para uso no Brasil.

O secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, havia afirmado na sexta-feira que o governo esperava assinar no início desta semana os contratos para a compra das vacinas da Pfizer e também da Janssen.

Segundo Pazuello, somando todos os acordos já firmados pela pasta com diferentes laboratórios, o Brasil tem garantidas 562 milhões de doses de vacinas da Covid-19 para o ano de 2021.

Até o momento, no entanto, foram distribuídas apenas cerca de 25 milhões de doses aos Estados e municípios, sendo 20,6 milhões de doses da CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, que está sendo envasada pelo Instituto Butantan, e 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca importadas da Índia.

Com a escassez de doses, a vacinação no país tem caminhado a ritmo lento, com apenas cerca de 6% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose, de acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário