Futuros do aço na China sobem com cancelamento de rebate em tarifa de exportação
Os futuros do vergalhão de aço subiram na China nesta quinta-feira, após o governo do país ter anunciado ajustes em tarifas e impostos sobre alguns produtos da indústria de ferrosos em meio a restrições de produção para siderúrgicas locais.
O ministério de finanças do país disse na quarta-feira que rebates de tarifas de exportação para 146 produtos de aço serão cancelados a partir de 1° de maio. A pasta também isentou temporariamente tarifas de importação para alguns produtos primários de aço e elevou tarifas de exportação de ferroligas e ferro-gusa de alta pureza.
As medidas, que visam assegurar maior oferta de produtos de aço no país e conter a escalada dos preços do minério de ferro, são vistas como preparativas para mais políticas de restrições à produção siderúrgica no país.
"Isso sugere uma urgência e necessidade de lançamento de novas e importantes políticas...e a confiança do governo nos cortes de produção", disse a CITIC Futures em nota.
O contrato do vergalhão de aço mais negociado na bolsa de futuros de Xangai, para entrega em outubro, subiu 1,9%, para 5.452 iuanes (842,53 dólares) por tonelada, fechando em nível recorde.
Os futuros do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian com entrega em setembro recuaram 0,8%, para 1.127 iuanes por tonelada.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde