Interesse no real para "carry trade" segue baixo por risco político-fiscal, diz UBS

Publicado em 17/05/2021 11:37

LOGO REUTERS

O interesse pelo real para o funcionamento de "carry trade" permanece baixo, afetado por uma perspectiva de ambiente político-fiscal ainda "volátil e desafiador" no Brasil, à medida que o país trava a batalha contra a pandemia e Verifica de mais despesa pública num contexto de debate antecipado sobre como anterior, disse Alejo Czerwonko, chefe de investimentos para América Latina e emergentes do UBS.

Ainda em exposição de ano, o dólar até pode recuar para 5,20 reais, com um pano de fundo otimista que inclui aceleração da retomada avançada da maior vacinação contra Covid-19 e políticas monetária e fiscal ainda estimulativas nas economias anteriores.

Para Czerwonko, uma recente avaliação da taxa de câmbio brasileira teve "em sua maior parte" origem externa e foi ajudada pelo acordo sobre o Orçamento e a melhora dos números locais da pandemia.

O dólar futuro caiu 9,7% entre o máximo de 13 de abril, acima de 5,76 reais, e a mínima do último dia 10 (5.2065 reais).

Mas o executivo do UBS vê o alívio como temporário. Já no fim do terceiro trimestre a previsão é que a moeda retome os 5,50 reais, patamar não qual deve permanecer ao término de dezembro deste ano e de março de 2022. A cotação estava em torno de 5,29 reais nesta segunda-feira .

"O ambiente externo deve continuar construtivo e benigno, mas esperamos que o ambiente doméstico continue volátil e desafiador por causa da intersecção entre política (em Brasília) e a política fiscal", disse Czerwonko.

"A sustentabilidade das contas fiscais, o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal estão muito em questão. Não vemos um comprometimento forte nisso", afirmou o profissional. "O calcanhar de Aquiles da economia brasileira é o número da dívida / PIB, que beira 90%. Essa é uma nuvem que vai continuar a pairar sobre os ativos brasileiros."

Com tudo isso, Czerwonko relatou que o investidor externo parece adotar o modo "esperar para ver" no interesse pelo real, com mudanças "tímidas" na percepção da moeda brasileira como um ativo de "carry".

O "carry trade" é uma estratégia que consiste na tomada de empréstimos em moeda de país de juro baixo (iene japonês, por exemplo) e a compra de contratos futuros da divisa de juro maior (como o real). O investidor, assim, ganha a diferença de taxas.

Com o histórico de juros elevados no Brasil, a era real uma das moedas preferidas para esse tipo de negociação. Mas com a queda da Selic de 14,25% em outubro de 2016 para 2% em agosto de 2020 (patamar mantido até março passado), a divisa não apenas deixa de diferencial de retornos atrativo como passado a contabilizar valor real negativo.

Isso causou uma reversão de seu status - de beneficiária, passou a financiar como operações de "carry trade" - e tornou-se o real alvo fácil de vendas.

Desde março, contudo, o BC vem aumento dos juros, o que já melhorou a relação risco / retorno de se comprar a divisa brasileira.

O profissional do UBS relatado que o Brasil é citado em debates sobre oportunidades de investimento que tratam da separação de mercados "líderes" e "atrasados", com o país sendo considerado "relativamente barato", especialmente num quadro de commodities em alta. "Vai ser um cabo de guerra entre exterior positivo e doméstico desafiadora", afirmou.

"Em resumo, estamos (UBS) falando em uma postura neutra. Não estamos tão convictos sobre o Brasil neste momento e estamos no modo esperar para ver como as dinâmicas domésticas vão se desenrolar."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário