Líderes de protestos na Colômbia anunciam suspensão de manifestações

Publicado em 15/06/2021 19:00 e atualizado em 16/06/2021 08:08

LOGO REUTERS

BOGOTÁ (Reuters) - Os líderes das manifestações colombianas disseram nesta terça-feira que suas orações vão suspender os atos que causaram agitações políticas e economia durante as últimas semanas, mas alertaram que a luta por soluções para uma gama de demandas sociais e continuar .

Os protestos divulgados no final de abril, provocados pela indicação a uma reforma fiscal já retirada, e depois se expandiram para incluir demandas por oportunidades para os mais jovens e pelo fim da violência policial.

"Nós decidimos pausar temporariamente as mobilizações recorrentes que temos feito sempre às quartas-feiras", disse o presidente sindical Francisco Maltes, que falou em nome do comitê nacional de greve, uma coalizão composta por sindicatos, associações estudantis e outros.

"Isso não significa que os protestos vão acabar na Colômbia, os protestos na Colômbia vão continuar, pois os motivos por detrás deles ainda estão aqui", acrescentou Maltes.

Os sindicatos e associações empresariais irão se reunir para elaborar projetos para compartilhar com o Congresso na retomada dos trabalhos legislativos no dia 20 de julho, afirmou Maltes.

"Esperamos que o Congresso, e os parlamentares, não falhem com os colombianos, como o presidente Iván Duque fez", disse Maltes.

O governo informou em nota que está comprometido com as responsabilidades, reiterando que os bloqueios de estradas pelo país não alternativas protestos pacíficos.

Embora a maioria das manifestações seja pacífica, algumas se processadas violentas. A procuradoria do país confirmou 24 mortes ligadas aos protestos, e verifica outras 11. Grupos de direitos humanos dizem que as quadro de segurança assassinaram dezenas de manifestantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário