Israel diz que Raisi, novo presidente do Irã, é extremista e comprometido com o programa nuclear

Publicado em 20/06/2021 01:29

LOGO REUTERS

JERUSALÉM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores de Israel condenou, neste sábado, a eleição de Ebrahim Raisi como novo presidente do Irã, considerando-o como o mais extremista até agora e comprometido a avançar rapidamente com o programa nuclear de Teerã.

"Após o Líder Supremo efetivamente ditar ao povo iraniano quem eles deveriam escolher, menos de 50% dos cidadãos iranianos aptos a votar elegeram o seu presidente mais extremista até agora. O açougueiro de Teerã, Ebrahim Raisi, foi denunciado pela comunidade internacional pelo seu papel direto nas execuções extrajudiciais de mais de 30.000 pessoas", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Lior Haiat, em comunicado.

"Uma figura extremista, comprometida com o avanço rápido do programa nuclear militar, sua eleição deixa claras as verdadeiras intenções malignas do Irã, e deve causar grave preocupação à comunidade internacional."

Envolvidos na negociação do acordo nuclear do Irã realizarão reunião formal neste domingo

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - Os lados envolvidos na negociação para ressuscitar o acordo nuclear do Irã realizarão uma reunião formal em Viena no domingo, afirmou a União Europeia neste sábado.

A reunião será realizada em meio à sexta rodada de discussões indiretas entre Washington e Teerã, e essas reuniões formais são geralmente um indicativo de que a rodada mais recente será adiada.

Chanceler do Irã anuncia Raisi como novo presidente eleito

LOGO REUTERS

ANKARA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou neste sábado que o juíz linha dura Ebrahim Raisi é o novo presidente eleito do país e acrescentou que todos devem trabalhar com ele de agora em diante.

O ministro anunciou o resultado um dia após milhões de iranianos votarem em uma disputa boicotada por críticos a restrições políticas e problemas econômicos. Para Zarif, Raisi deve liderar bem o Irã.

O chanceler também disse a um fórum diplomático em um resort turco que as questões envolvendo as conversas sobre o programa nuclear do Irã com potências ocidentais não eram intransponíveis e que esperava chegar a um resultado antes de agosto.

Grupos de direitos humanos pedem investigação Raisi por crimes contra a humanidade

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - A Anistia Internacional e o Human Rights Watch afirmaram que a eleição de Ebrahim Raisi como novo presidente do Irã foi um golpe aos direitos humanos e pediram que ele seja investigado pelo seu papel no que Washington e grupos de direitos humanos chamam de execuções extrajudiciais de milhares de prisioneiros políticos em 1988.

O Irã nunca reconheceu as execuções em massa, e Raisi nunca respondeu publicamente às acusações sobre sua participação. Alguns clérigos afirmaram que os julgamentos foram justos, elogiando a "eliminação" de adversários armados nos primeiros anos da revolução islâmica de 1979.

"O fato de Ebrahim Raisi ter chegado à presidência em vez de ser investigado por crimes contra a humanidade, de assassinato, desaparecimentos e tortura, é uma lembrança sombria de que a impunidade reina suprema no Irã", disse a secretária-geral da Anistia Internacional, Agnès Callamard, em um comunicado.

A Human Rights Watch, com sede em Nova York, ecoou esse sentimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário