BC da China diz que avançará com programas-piloto para iuan digital
![]()
O banco central da China disse nesta sexta-feira que vai impulsionar continuamente programas-piloto para desenvolver seu iuan digital, e que não definirá um cronograma para lançar a moeda digital.
A China lidera a corrida mundial para o lançamento de moedas digitais de bancos centrais (CBDC) e tem realizado testes em várias cidades importantes, incluindo Shenzhen e Xangai.
O país usará seu iuan digital principalmente para pagamentos domésticos no varejo, enquanto explora programas-piloto de uso da moeda digital para pagamentos internacionais, disse o Banco do Povo da China (PBOC) em documento publicado em seu site.
O banco central vai aprofundar sua pesquisa sobre o impacto de um iuan digital na política monetária, no sistema financeiro e na estabilidade financeira, informou.
O banco também alertou que as criptomoedas são usadas principalmente para especulação, o que ameaça a segurança financeira, e que essas moedas podem ser usadas para lavagem de dinheiro e outras atividades econômicas ilegais.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde