Projeto de orçamento da Argentina prevê crescimento de 4% do PIB em 2022, com inflação de 33%

Publicado em 16/09/2021 10:57

Logotipo Reuters

BUENOS AIRES (Reuters) - O Produto Interno Bruto da Argentina crescerá 4% em 2022, com inflação anual de 33%, de acordo com projeto de orçamento que chegou ao Congresso na quarta-feira minutos antes da meia-noite.

O projeto orçamentário, que deve ser aprovado pelo Congresso, foi apresentado no mesmo dia em que o governo enfrentou uma crise, com pedido de demissão de vários ministros que pertencem à "ala dura" do partido no poder, após derrota eleitoral do peronismo nas eleições legislativas de domingo.

O presidente de centro-esquerda, Alberto Fernández, fez uma

reunião de emergência na tarde de quarta-feira com os ministros leais, que expressaram publicamente seu apoio, mas não disse até agora se aceitará os pedidos de demissão.

Após a crise que a economia local sofreu em 2020, agravada pela pandemia do coronavírus, o governo espera que o PIB cresça 8% em 2021, com uma inflação que pode ultrapassar os 40%, segundo estimativas de analistas.

Especialistas preveem mudanças nos rumos da política econômica do governo, que hoje enfrenta inflação alta, pobreza de 42% e negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar uma dívida de 44 bilhões de dólares.

(Reportagem de Jorge Iorio)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário