Governo eleva IOF para pagar aumento do novo Bolsa Família

Publicado em 17/09/2021 08:31

Logotipo Reuters

(Reuters) -O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto nesta quinta-feira com aumento do imposto sobre operações financeiras IOF com o objetivo de custear o aumento no valor do novo programa social do governo que irá substituir o Bolsa Família, informou a Secretaria-Geral da Presidência em nota.

O aumento do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) valerá no período entre 20 de setembro e 31 de dezembro, e irá gerar um aumento de arrecadação estimado em 2,14 bilhões de reais, segundo a nota.

"Esse valor permitirá a ampliação do valor destinado ao programa social Auxílio Brasil, cujo novo valor entrará em vigor ainda no ano de 2021. A medida irá beneficiar diretamente cerca de 17 milhões de famílias e é destinada a mitigar parte dos efeitos econômicos danosos causados pela pandemia", disse o governo.

De acordo com o Ministério da Economia, o decreto eleva a alíquota do IOF nas operações de crédito efetuadas por pessoas jurídicas da atual alíquota anual de 1,50% para 2,04%, e para pessoas físicas dos atuais 3,0% anuais para 4,08%.

"A decisão foi tomada em razão da observância das regras fiscais. Apesar de arrecadação recorde, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que é necessária a indicação de fonte para o aumento de despesa obrigatória. A instituição do programa social Auxílio Brasil acarretará um acréscimo na despesa obrigatória de caráter continuado em 1,62 bilhão de reais neste ano", disse a pasta em nota.

"Em 2022, o financiamento do programa terá como fonte a recriação do Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, que está em discussão no Senado Federal", acrescentou.

A elevação do IOF também permitirá a redução a zero da alíquota da Contribuição Social do Pis/Cofins incidente na importação sobre o milho, com impacto de 66,47 milhões de reais no ano de 2021, e um aumento da cota de importação de bens destinados à Ciência e Tecnologia, que acarreta renúncia fiscal no valor de R$ 236,49 milhões no ano de 2021, acrescentou o governo.

(Reportagem de Lisandra ParaguassuReportagem adicional de Marcela AyresEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Paulo Guedes está certo... tem que taxar ,essas operações que não rendem para o caixa. da União...

    20
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Paulo Guedes defendia tanto a lei do gas, pois com gas barato podia-se produzir adubos, fabricar ceramica, produzir energia eletrica barata, fabricar materiais plasticos etc ----Seria uma revoluçao-----A lei do gas foi aprovada e nem se passaram 60 dias e o GNV foi de 3,28 para 4,30----Estou avisando a casa esta' caindo, saia de baixo

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Por causa do furacao a produçao petrolifera dos Estados Unidos parou momentaneamente e o preço do petroleo teve um pico como consequencia---A Petrobras aproveitou e subiu instantaneamente os preços---Com certeza a Petrobras nao vai abaixar agora que o petroleo esta' abaixando----Essas rapidas oscilaçoes evidenciam falta de controle--

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. CARLO, esquece produção de adubo barato... A China (olha ela aí outra vez) ... É a maior exportadora de fertilizantes nitrogenados do mundo e, as outras empresas que produzem os fosfatos e potássicos não vão vender mais barato porque são "boazinhas" ... Essa é a regra do mercado ... ELAS são as FORMADORAS de preços e os produtores rurais do mundo todo, são os TOMADORES de preços... NÃO EXISTE OUTRA OPÇÃO ... Até o momento !!!

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Paulo, quem e' dono das materias primas tem o queijo e a faca na mao--So' na epoca do regime militar o governo mostrou ter açoes inteligentes e coordenadas

      0