"Significativamente" contracionista se refere ao nível final para Selic, diz Campos Neto
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira que o termo "significativamente" contracionista utilizado na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) se refere ao nível da Selic final.
No documento, publicado mais cedo nesta semana, o BC revelou que ponderou subir os juros para além do ajuste de 1 ponto que acabou adotando na semana passada, mas chegou à conclusão que, considerando o cenário de incertezas sobre os choques na inflação, era melhor aumentar o ciclo de aperto na Selic para patamar "significativamente contracionista".
"Quando mencionamos que a política monetária já estava em território contracionista nos referíamos ao seguinte exercício: no dia do Copom, olhamos para a Selic Focus de um ano com o IPCA de um ano e comparamos com a taxa neutra de 3%", disse Campos Neto.
Ele afirmou ainda que não teria como elaborar qual seria a Selic final ante nível atual de 6,25%.
Também presente em coletiva de imprensa, o diretor de Política Econômica do BC, Fabio Kanczuk, afirmou que o perfil da Selic no Focus, que compõe seu cenário básico, estava em 8,5%, culminando nas projeções de inflação que o BC divulgou. Com sua comunicação, o BC sinalizou que teria que ir além desse perfil de Selic em 8,5% para controle da inflação, disse o diretor.
(Por Marcela Ayres)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes