Novo ministro das Finanças do Japão alerta para mudança brusca no iene
![]()
O ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, alertou nesta quinta-feira contra qualquer movimento cambial brusco, dizendo que está acompanhando atentamente o mercado de câmbio agora que o iene rondava mínimos em 18 meses em relação ao dólar.
O novo ministro fez o comentário ao ser indagado sobre o enfraquecimento recente do iene durante entrevista a um número pequeno de veículos de notícias. A moeda recuperou cerca de 8% contra o dólar desde o início do ano.
As autoridades japoneses tendem a alertar contra aumentos repentinos do iene, que podem prejudicar sua economia dependente de exportações, mas os comentários de Suzuki dão um sentido que as autoridades também estão preocupadas com um enfraquecimento rápido da moeda, que poderia elevar os custos das notificações para o país carente de recursos.
"A estabilidade cambial é importante para a economia japonesa. Acompanharemos atentamente como movimentações do mercado de câmbio", disse Suzuki.
"Eu me abster de comentar os patamares da moeda, já que não deveríamos afetar o mercado", acrescentou.
Suzuki assumiu o cargo na segunda-feira, substituindo seu antecessor e cunhado Taro Aso no gabinete recém-formado do primeiro-ministro Fumio Kishida.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes