BCE vê risco crescente de rompimento de bolha imobiliária
![]()
FRANKFURT (Reuters) - O mercado imobiliário da zona do euro está esquentando, aumentando as chances de uma correção nos segmentos residencial e comercial, disse o Banco Central Europeu em um relatório de estabilidade nesta quarta-feira.
Com as famílias acumulando economias durante a pandemia e cada vez mais trabalhando de casa, a demanda por imóveis está aumentando, levando a taxa do aumento dos preços das moradias para mais de 7%, ritmo mais rápido desde 2005.
"Os riscos de correções de preços no médio prazo aumentaram substancialmente em meio às estimativas crescentes de supervalorizações dos preços das casas", disse o BCE em relatório de estabilidade semestral.
A construção não consegue acompanhar a demanda e o mercado residencial está especialmente aquecido em países como Alemanha, França e Holanda.
Em tom positivo, no entanto, o BCE acrescentou que o risco de um aumento nas falências empresariais, um grande temor há um ano, diminuiu, embora algumas medidas de apoio do governo tenham sido encerradas.
(Por Balazs Koranyi)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes