Ibovespa opera em leve queda em nova sessão pressionada por ômicron

Publicado em 30/11/2021 12:10

Logotipo Reuters

O Ibovespa operava em leve queda nesta terça-feira, com investidores atentos à apreciação da PEC dos Precatórios em Comissão no Senado e falas de membros do Banco Central, enquanto receio de que as vacinas atuais não sejam eficazes contra a variante ômicron do coronovírus atingia os mercados globais.

Papéis da Intermédica eram a principal contribuição negativa para o índice, enquanto Vale estava na ponta oposta.

Às 12:06, o Ibovespa caía 0,27%, a 102.540,030 pontos. O volume financeiro era de 7,18 bilhões de reais.

Dessa vez, a preocupação renovada dos investidores com a nova variante veio após o presidente-executivo da farmacêutica Moderna dizer que as vacinas contra Covid-19 dificilmente são tão eficazes contra a nova variante quanto são contra outras.

"Não existe um mundo, acho, onde (a eficácia) é do mesmo nível... que tivemos com a delta", disse Stéphane Bancel, em uma entrevista ao jornal Financial Times.

Nos EUA, as bolsas caíam na esteira da declaração, enquanto índices europeus também recuavam. O petróleo desabava mais de 3%. .

No cenário doméstico, atenção dos investidores está voltada à análise da PEC dos Precatórios, que abre espaço para o financiamento do Auxílio Brasil, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Na véspera, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o texto, caso seja aprovado, pode ser analisado em plenário na quinta-feira.

O Ibovespa reagiu após abertura mais negativa e operava com alguma volatilidade nesta terça-feira, entre estabilidade e queda leve, em meio à fala de autoridades do Banco Central (BC).

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse em evento da Febraban que a dúvida sobre a capacidade do Brasil de crescer estruturalmente começou a entrar no prêmio de risco. Já o diretor de Política Econômica da instituição, Fábio Kanczuk, afirmou em evento promovido pelo JPMorgan que a visão na autoridade monetária é de que a inflação é menos inercial e pode mudar muito ao longo do próximo ano, no sentido de que pode surpreender para baixo.

Entre os dados divulgados nesta terça-feira, o Brasil registrou queda na taxa de desemprego calculada pela Pnad Contínua, que ficou 12,6% no trimestre encerrado em setembro, de 14,2% no segundo trimestre, praticamente em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de 12,7%. Dados do Caged, de criação de empregos formais, serão divulgados mais tarde. Já o setor público consolidado brasileiro registrou superávit primário de 35,399 bilhões de reais em outubro, segundo o Banco Central, acima da expectativa, de acordo com pesquisa Reuters com analistas.

DESTAQUES

- GOL PN caía 2,2%, AZUL PN cedia 2,3% e CVC ON e EMBRAER ON tinham quedas de 2,1% cada, em novo dia negativo nos mercados globais para ações ligadas à turismo e viagens por conta de receios de novas medidas de isolamento social que podem ser desencadeadas pela variante ômicron.

- VALE ON subia 1,5%, após os contratos futuros do minério de ferro chinês saltarem mais de 6% nesta terça-feira, impulsionados pela recente demanda de reabastecimento das siderúrgicas. GERDAU PN, que realizou reunião com analistas e investidores, avançava 2,1%.

- B3 ON era uma das principais contribuições negativas para o índice, com queda de 1,6%, a terceira baixa consecutiva.

- ÂNIMA ON, que não está no Ibovespa, subia 17,8%, após a anunciar venda de 25% de participação em sua subsidiária de medicina Inspirali para a DNA Capital por 1 bilhão de reais. Setor de educação acompanha movimento e YDUQS ON e COGNA ON estavam entre as maiores altas do Ibovespa em percentual.

- LOCAWEB ON caía 5,3% e MÉLIUZ ON recuava 5,8%, marcando as maiores quedas em percentual do índice.

- BANCO INTER UNIT avançava 1,2%, BANCO DO BRASIL ON subia 0,3% e BTG PACTUAL UNIT tinha alta de 0,7%.

- AREZZO&CO ON, que não está no Ibovespa, caía 1%, após anunciar acordo para a compra da Guaraná Brasil, que controla a marca Carol Bassi, em uma transação de 180 milhões de reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário