Variante Ômicron pode superar Delta, diz especialista sul-africano
![]()
Por Alexander Winning
JOHANESBURGO (Reuters) - A variante Ômicron do coronavírus detectada no sul da África pode ser a candidata mais provável para desbancar a variante Delta altamente contagiosa, disse o diretor do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) nesta terça-feira.
A descoberta da Ômicron causa alarme global, levando países a limitarem viagens do sul da África por medo de que ela se dissemine rapidamente mesmo em populações vacinadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ela representa um risco global "muito alto" de surtos de infecções.
"Pensamos: 'o que prevalecerá sobre a Delta?'. Esta sempre foi a questão, em termos de transmissibilidade ao menos... talvez esta variante em particular seja a variante", disse Adrian Puren, diretor-executivo interino do NICD, à Reuters em uma entrevista.
Se a Ômicron se mostrar mais transmissível do que a Delta, isto poderia provocar um pico acentuado de infecções que poderia pressionar os hospitais.
Puren disse que os cientistas devem saber dentro de quatro semanas a que ponto a Ômicron consegue escapar da imunidade induzida pelas vacinas ou por infecções anteriores e se ela leva a sintomas clínicos piores do que aqueles de outras variantes.
Relatos ocasionais de médicos que tratam pacientes de Covid-19 sul-africanos indicam que a Ômicron parece estar produzindo sintomas amenos, como tosse seca, febre e transpiração noturna, mas especialistas desaconselham a tirar conclusões firmes.
(Reportagem adicional de Tim Cocks em Johanesburgo)
0 comentário
Preços mundiais dos alimentos caem pelo terceiro mês em novembro, diz FAO
Minério de ferro encerra semana em baixa devido à melhora na oferta e demanda fraca da China
Comércio dos EUA com a China provavelmente precisa ser menor, diz Greer
Ações da China interrompem três dias de quedas com otimismo sobre chips domésticos
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral