Leilão inédito contrata 4,6 GW de potência de termelétricas, com deságio de 15,34%
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de energia inédito realizado nesta terça-feira terminou com a contratação de 4,6 gigawatts de disponibilidade de potência em usinas termelétricas movidas a gás natural, diesel, óleo combustível e bagaço de cana, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
A potência foi contratada a um preço médio de 824.553,83 reais por megawatt-ano (MW.ano), um desconto de 15,34% ante o preço inicial, em um certame realizado após o país enfrentar riscos com a oferta de energia em 2021 decorrente da falta de chuvas nos reservatórios hidrelétricos.
A contratação de mais potência para o sistema elétrico brasileiro foi realizada sob uma nova modalidade, batizada de “reserva de capacidade”, junto a 17 usinas vencedoras.
Entre as ganhadoras estão Azulão, da Eneva; Termorio e Ibirité, da Petrobras; Termopernambuco, da Neoenergia; William Arjona, da Delta Energia; e Geramar, que acaba de ser vendida pela Equatorial Energia.
As termelétricas garantiram contratos com vigência de 15 anos e início de suprimento em julho de 2026.
Ao todo, o leilão viabilizou investimentos de 5,98 bilhões de reais nesses empreendimentos.
O volume financeiro dos contratos negociados soma 57,3 bilhões de reais, e a receita fixa da potência contratada por ano é de 3,4 bilhões de reais.
Além de potência elétrica, esses empreendimentos também puderam contratar energia no certame, desde que fosse respeitado o limite de até 30% de inflexibilidade --parâmetro que indica o mínimo que uma usina deve gerar constantemente-- por ano. Porém, não houve contratação desse produto.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia