Relator do Orçamento de 2022 apresenta PEC para redefinir teto de gastos por lei a cada 4 anos
![]()
Ao apresentar a versão final do seu texto na Comissão Mista de Orçamento, o relator-geral do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), propôs nesta terça-feira uma emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de "aperfeiçoar" o teto de gastos da União que prevê, entre outras inovações, permissão para que o teto seja redefinido a cada quatro anos, por meio de lei complementar publicada no primeiro ano do mandato presidencial.
Até o momento, essa inovação não vinha fazendo parte das discussões sobre a peça orçamentária.
A proposta, segundo um resumo de Hugo Leal, também desvincula a margem aberta pela aprovação das alterações à Constituição que alteraram a forma de pagamento dos precatórios, "com vistas a flexibilizar a alocação de recursos nos orçamentos da União, de modo que melhor se possa atender às necessidades institucionais e da sociedade brasileira".
O relator do Orçamento de 2022 também quer possibilitar que a "margem fiscal relativa aos limites individualizados dos órgãos que estão fora da abrangência do Poder Executivo possa ser utilizada em proveito deste, ainda quando for observada ou gerada durante a tramitação do projeto de lei orçamentária no Congresso Nacional".
0 comentário
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan