Ibovespa vira para positivo e estende ganhos com NY após dado de inflação

Publicado em 13/01/2022 12:24

Logotipo Reuters

 O principal índice da bolsa brasileira passou a subir nesta quinta-feira, após abertura negativa, estendendo sequência de duas sessões de alta, enquanto as ações em Wall Street avançavam na abertura após a divulgação de mais dados de inflação e emprego.

Papéis de petrolíferas ajudavam positivamente o índice, enquanto as ações da Vale limitavam os ganhos.

Às 11:42, o Ibovespa subia 0,30%, a 106.007,73 pontos. O volume financeiro era de 5,6 bilhões de reais.

Depois de algumas decepções com dados recentes de atividade econômica doméstica, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,4% em novembro ante outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,2%.

O mercado também monitora encontro mais tarde do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Isac Moreno, em meio à pressão por reajustes salariais de servidores.

O temor de reajustes amplos para o funcionalismo público, após o Orçamento de 2022 reservar espaço para potencial aumento a algumas categorias policiais, pesou nos mercados no final de 2021 e nos primeiros pregões deste ano.

Em Wall Street, os principais índices de ações subiam, após dado de preços ao produtor mais fraco do que o esperado pelo mercado reduzir preocupações de um ritmo mais rápido na alta de juros nos EUA. Dado de pedidos de auxílio-desemprego também foram divulgados.

Os números vêm na sequência de certo alívio nos mercados acionários dos EUA nos últimos dois dias, após declaração do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e dado de preços ao consumidor serem lidos por investidores como sem grandes surpresas.

DESTAQUES

- VALE ON caía 0,7%, após duas sessões de alta, em dia misto para siderúrgicas, metalúrgicas e mineradoras. Contratos futuros de minério de ferro fecharam em baixa de 0,7% em Dalian, diante de preocupações sobre a demanda de curto prazo pela matéria-prima siderúrgica. Preços do spot com 62% de teor de ferro para entrega à China subiram 0,5%, segundo a consultoria SteelHome.

- BRF ON subia quase 4%, após assinar acordo com o fundo de investimentos soberano da Arábia Saudita para a criação de uma joint venture de produção de frangos no país do Oriente Médio, com previsão de investimentos de cerca de 350 milhões de dólares. JBS ON avançava 2,4%, MARFRIG ON tinha alta de 3% e MINERVA ON ganhava 0,8%.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,6%, após anunciar compra da corretora digital Ideal. O banco pagará cerca de 650 milhões de reais por uma participação de 50,1% na Ideal e terá o direito de adquirir os 49,9% restantes após cinco anos.

- PETROBRAS PN e ON avançavam 1,9% e 2,4%, respectivamente. Preços do petróleo operavam entre perdas e ganhos. PETRORIO ON subia 3,9% e 3R PETROLEUM ON tinha alta de 2,7%.

- QUALICORP ON cedia 2,5%, INTERMÉDICA ON caía 1,6% e HAPVIDA ON recuava 1,4%. Analistas do Credit Suisse reduziram o preço-alvo de Intermédica e Hapvida de 90 reais para 88 reais e de 16,7 reais para 16,3 reais, respectivamente.

- NATURA ON caía 2,5%. No varejo, MAGAZINE LUIZA ON cedia 2,2%, VIA ON recuava 0,7% e AMERICANAS ON tinha queda de 0,9%. GPA ON perdia 3,7%, após três sessões de alta.

- DEXCO ON subia 4,5%, após anunciar programa de recompra de até 20 milhões de ações em até 18 meses.

- MOURA DUBEUX ON, que não está no Ibovespa, disparava 10,1%, após divulgar dados operacionais do quarto trimestre na noite da véspera.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário