Ibovespa opera perto da estabilidade com alta de exportadoras e exterior negativo

Publicado em 18/01/2022 12:10

Logotipo Reuters

O principal índice da bolsa brasileira operava entre perdas e ganhos leves nesta terça-feira, com a alta de papéis de empresas exportadoras de commodities contrabalançando um clima de aversão ao risco nos mercados internacionais e preocupação com a cena fiscal no Brasil.

Às 11:14, o Ibovespa subia 0,13%, a 106.517,87 pontos. O volume financeiro era de 3,9 bilhões de reais.

Ao menos 40 categorias de servidores públicos federais devem promover manifestações nas ruas de Brasília e paralisação de atividades em movimento para pressionar o governo a liberar reajustes salariais.

O gatilho que deflagrou os movimentos foi a autorização dada pelo governo, a pedido de Jair Bolsonaro, para reajustar salários de algumas categorias policiais, o que gerou insatisfação em outras carreiras.

No exterior, os preços do petróleo atingiram maior patamar desde 2014, em meio a preocupações com potenciais problemas de oferta, o que ajuda as ações da Petrobras, de peso relevante no Ibovespa.

Já os principais índices de ações nos EUA cediam, diante da alta dos títulos do governo norte-americano, o que afetava especialmente as ações ligadas ao setor de tecnologia. Os rendimentos dos Treasuries de dois anos, por exemplo, ultrapassaram 1% pela primeira vez desde fevereiro de 2020.

O movimento é influenciado pela perspectiva de alta na taxa de juros dos EUA nos próximos meses. Investidores estão se posicionado para um banco central norte-americano mais agressivo no combate à inflação, antes de uma reunião de política monetária da semana que vem. Na Europa, os índices acionários também cediam.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e ON subiam 0,9% e 0,3%, respectivamente, enquanto PETRORIO ON avançava 3,2% e 3R PETROLEUM ON tinha alta de 1,6%, após petróleo atingir maior patamar em sete anos, diante de potencial disrupção na oferta. Ataques do grupo Houthi, do Iêmen, aos Emirados Árabes Unidos, se juntaram a perspectivas de um mercado já apertado.

- VALE ON subia 1,3% e siderúrgicas tinham fortes ganhos, com GERDAU PN avançando 2,4%, após futuros do minério de ferro em Dalian fecharem em alta de 1,1%, enquanto preços spot com 62% de teor de ferro para entrega à China caíram.

- INTER UNIT caía 5%, LOCAWEB ON cedia 5,2% e MÉLIUZ ON recuava 1,5%, acompanhando sessão negativa para os papéis relacionados ao setor de tecnologia no exterior.

- BRF ON recuava 4%, interrompendo quatro sessões de alta. Na véspera, acionistas da companhia aprovaram aumento de capital via follow-on. JBS ON caía 0,8% e MARFRIG ON cedia 1,7% e MINERVA ON tinha queda de 1,2%.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,8%, BRADESCO PN avançava 0,6%, BANCO DO BRASIL ON tinha alta de 0,4%, enquanto BTG PACTUAL UNIT caía 2,6% e SANTANDER BRASIL UNIT recuava 0,7%.

- MRV ON caía 1,4%, após divulgar prévia operacional do quarto trimestre. Os lançamentos totais subiram 52,4% sobre o mesmo período de 2020, dado principalmente o desempenho da AHS, unidade do grupo nos Estados Unidos, e as vendas cresceram 18% ano a ano. Mas a empresa apurou consumo de caixa no período.

- ALPARGATAS PN caía 5,6%, quarta queda consecutiva. AMBEV ON recuava 2,5%, NATURA ON caía 1,6% e RAIA DROGASIL ON tinha queda de 3%.

- EQUATORIAL ON caía 2,3%, após jornal Valor Econômico noticiar que a empresa prepara follow-on de até 3,5 bilhões de reais.

MELNICK ON, que não está no Ibovespa, caía 2,7%, EVEN ON e MITRE também recuavam após divulgação de dados operacionais do quarto trimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário