Taliban diz que trabalho de resgate está quase no fim um dia após terremoto matar 1.000 pessoas

Publicado em 23/06/2022 14:36

Logotipo Reuters

Por Mohammad Yunus Yawar e Sayed Hassib

GAYAN, Afeganistão (Reuters) - A ajuda começou a chegar nesta quinta-feira a uma parte remota do Afeganistão onde um terremoto matou 1.000 pessoas, e autoridades do Taliban disseram que a operação de resgate estava quase no fim.

O terremoto de magnitude 6,1 atingiu o país no início da quarta-feira, cerca de 160 km a sudeste de Cabul, em montanhas áridas ocupadas por pequenos assentamentos perto da fronteira com o Paquistão.

Dificuldades de comunicação e a falta de estradas adequadas complicaram os esforços de socorro em um país que já enfrenta uma crise humanitária que se deteriorou desde que o Taliban tomou o poder em agosto do ano passado.

"A operação de resgate terminou, ninguém está preso sob escombros", disse à Reuters Mohammad Ismail Muawiyah, porta-voz do comandante militar do Taliban na província mais duramente atingida.

Mohammad Nassim Haqqani, porta-voz do Ministério para Desastres, disse à Reuters que as operações de resgate haviam terminado nos principais distritos, mas que continuavam em algumas áreas isoladas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta quinta-feira que o Ministério da Defesa do Taliban havia indicado já na quarta-feira que 90% das operações de busca e resgate haviam sido concluídas.

O terremoto matou cerca de 1.000 pessoas e feriu 1.500, disse Muawiyah. Mais de 3.000 casas foram destruídas.

O número de mortos faz dele o terremoto mais mortal do Afeganistão em duas décadas, segundo dados do governo dos Estados Unidos.

(Reportagem de Sayed Hassib, em Gayan, e Mohammad Yunus Yawar, em Cabul; reportagem adicional de Emma Farge, em Genebra)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário