Ibovespa recua abaixo de 97 mil pontos sem alívio em preocupações com recessão mundial

Publicado em 05/07/2022 12:59

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava quase 2% nesta terça-feira, perdendo o patamar dos 97 mil pontos pela primeira vez desde novembro de 2020, sem alívio nas preocupações com o risco de contração da atividade econômica mundial.

O tombo nos preços do petróleo no exterior derrubava as ações do setor na bolsa paulista, com os papéis preferenciais de Petrobras caindo 4,8%.

Às 12:27, o Ibovespa caía 1,93 %, a 96.704,8 pontos. O volume financeiro somava cerca de 8,5 bilhões de reais.

"Permanece a cautela com a possibilidade de recessão global, diante do aperto monetário em curso nas principais economias", afirmou a equipe de economia do Bradesco em relatório a clientes nesta terça-feira.

Nos Estados Unidos, as bolsas retornaram do feriado do Dia da Independência com perdas. O S&P 500 cedia 2%.

Investidores estão atentos especialmente ao movimento da autoridade monetária norte-americana, que divulga na quarta-feira a ata da última reunião de seu Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), quando acelerou a alta dos juros nos EUA.

"O Federal Reserve ainda está focado em reduzir a inflação, mesmo que precise sacrificar o ritmo de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA", afirmaram estrategistas do BTG Pactual.

Também números do mercado de trabalho norte-americano, previstos para a sexta-feira, estão no radar.

No Brasil, agentes financeiros continuam avaliando que o risco para o cenário fiscal do país permanece elevado, com a tramitação da PEC dos Benefícios na Câmara dos Deputados no centro das atenções.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou mais cedo que a intenção do Executivo é votar a proposta de emenda à Constituição (PEC) na Casa da forma como passou no Senado.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN perdia 4,8%, conforme os preços do petróleo desabavam nesta sessão com as preocupações de que uma possível recessão global reduza a demanda, superando os temores de interrupção da oferta, acentuados por um corte de produção esperado na Noruega. No setor, PETRORIO ON caía 5,8% e 3R PETROLEUM ON cedia 5,2%.

- VALE ON recuava 2,2%, mesmo com o avanço dos contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, com o mercado em alta pela primeira vez em quatro sessões devido às expectativas de tarifas mais baixas dos EUA sobre produtos chineses. No setor, CSN MINERAÇÃO ON mostrava declínio de 4,3%.

- AZUL PN e GOL PN caíam 5,2% e 4,4%, respectivamente, tendo de pano de fundo ainda a alta do dólar em relação ao real.

- BRF ON valorizava-se 5,2%, apoiada por relatório do BTG Pactual, que elevou o preço-alvo das ações para 20 reais, de 17 reais anteriormente, bem como avaliaram que a performance de curto prazo da companhia pode surpreender do lado positivo. Ainda assim, os analistas Thiago Duarte e Henrique Brustolin reiteraram recomendação 'neutra'.

- ITAÚ UNIBANCO PN registrava queda de 1,6% e BRADESCO PN recuava 1,2%, sofrendo com o viés mais vendedor na bolsa como um todo.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário