Temores sobre crise de energia e Covid pressionam mercado europeu
![]()
Por Susan Mathew e Devik Jain
(Reuters) - As ações europeias caíram nesta segunda-feira, pressionadas por papéis sensíveis à economia, à medida que preocupações de investidores sobre possível crise no fornecimento de energia para o continente e novos casos de Covid-19 na China prejudicaram o apetite por risco e aumentaram temores sobre uma recessão.
O Nord Stream I, maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha, inicia sua manutenção anual nesta segunda-feira. Os fluxos devem parar por dez dias, mas governos, empresas e os mercados temem que o fechamento seja estendido devido à guerra na Ucrânia.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,50%, a 415,02 pontos, e encerrou uma série de três dias de ganhos, depois de registrar sua melhor semana em sete na sexta-feira.
O setor de automóveis, que é muito exposto à China, teve queda de 2,8%, a maior entre os setores europeus, e arrastou o índice alemão DAX para baixo.
As mineradoras recuaram 1,9% depois que os preços dos metais e do minério de ferro caíram por preocupações de que o aumento dos casos de Covid-19 em Xangai levará a mais restrições. [MET/L][IRONORE/]
Investidores estão preocupados com os efeitos da interrupção no fornecimento de gás sobre as indústrias em geral, disse Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown, acrescentando que, se planos governamentais de emergência incluírem racionamento, eles realmente prejudicariam o crescimento em economias altamente dependentes de exportações da Rússia.
Em LONDRES, o índice Financial Times teve estabilidade, a 7.196,59 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,40%, a 12.832,44 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,61%, a 5.996,30 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,95%, a 21.567,70 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,43%, a 8.065,20 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,09%, a 6.001,00 pontos.
0 comentário
Taxas dos DIs caem após decisões do Fed e do Copom; rendimentos dos Treasuries recuam
Dólar se firma em queda ante o real acompanhando o exterior
Vendas no varejo do Brasil contrariam expectativas em outubro e têm maior alta em 7 meses
Dólar opera estável após BC manter dúvidas sobre início do corte de juros
Ações da China fecham em baixa após corte de juros pelo Fed
Câmara aprova suspensão por seis meses do mandato de Glauber Braga