Bradesco diz que aumento da inadimplência não foi surpresa
![]()
O forte aumento do índice de inadimplência do Bradesco no segundo trimestre estava dentro do previsto e deve moderar na segunda metade do ano, disse nesta sexta-feira Octávio de Lazari Jr., presidente-executivo do banco.
"Não foi surpresa", disse o executivo em teleconferência com jornalistas sobre os resultados trimestrais.
Na noite de quinta-feira, o Bradesco anunciou que seu índice de atrasos acima de 90 dias teve alta de 0,3 ponto percentual entre março e junho, para 3,5%. A alta teria sido ainda maior, ao redor de 0,6 ponto, não fosse uma venda de carteiras de crédito vencidas, o que o Citi estimou em 2 bilhões de reais.
O aumento do índice de atraso foi apontado por analistas como uma destaque negativo do balanço, ofuscando em parte os ganhos surpreendentes de margem com clientes e o forte resultado em seguros, que levaram o banco a superar a previsão média de analistas para o lucro do trimestre.
"A margem com clientes e as receitas com seguros tiveram um desempenho superior, enquanto as provisões para perdas (com inadimplência) e os resultados de tesouraria foram os negativos", afirmaram analistas do BTG Pactual em relatório a clientes.
"Ainda vemos os níveis de inadimplência crescendo no segundo semestre, disse Lazari Jr., detalhando que essa alta tende a ser residual, enquanto o banco desacelera linhas de maior risco, como de cartões de crédito, num cenário mais arisco pontuado pela alta da Selic, que subiu a 13,75% nesta semana.
O Bradesco previu desaceleração da carteira total neste segundo semestre e que os empréstimos de mais longo prazo só devem ganhar tração na segunda metade de 2023, quando o cenário pós-eleição presidencial no país deve ter se aclarado e o mercado deve começar a trabalhar com um ciclo de corte de juros.
0 comentário
Trump diz que EUA precisam fazer acordo significativo com Irã e cita boas conversas
Wall Street cai com perdas das ações de tecnologia
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia