Minério de ferro sobe com humor renovado por melhores margens de aço na China
![]()
Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram nesta segunda-feira, ampliando ganhos à medida que a melhora das margens das siderúrgicas na China incentiva as usinas a reiniciar gradualmente os altos-fornos ociosos e aumentar as importações do ingrediente siderúrgico.
As esperanças de que os cortes na produção de aço na China, maior produtor mundial, para cumprir metas de descarbonização sejam menos árduos no segundo semestre do ano também apoiaram os preços do minério de ferro.
O contrato de minério de ferro mais negociado para janeiro de 2023 na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações com alta de 4,3%, a 737,50 iuanes (109,06 dólares) a tonelada. No início da sessão, o papel atingiu seu maior nível desde 1º de agosto em 745,50 iuanes.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro chegou a subir até 3,6%, para 113,05 dólares a tonelada, estendendo a recuperação de sexta-feira frente a uma queda de cinco sessões.
As compras de minério de ferro da China em julho aumentaram 3,1% em relação ao ano anterior e 3% ante junho, puxadas pela recuperação das margens e dos preços do aço, e apesar das preocupações com a fraca demanda de aço, principalmente do setor imobiliário do país.
"Foi surpreendente ver um aumento mensal nas importações de minério de ferro da China, dada a pressão contínua que o setor siderúrgico da China enfrenta", disse o analista de commodities do Commonwealth Bank of Australia, Vivek Dhar.
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural