Índice do sentimento de investidores da zona do euro sobe, mas recessão ainda é provável
![]()
O sentimento dos investidores na zona do euro permaneceu praticamente inalterado em agosto em relação ao mês anterior, com um aumento ligeiro fazendo pouco para afastar os temores de recessão no bloco monetário de 19 países, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
O índice da Sentix para a confiança de investidores da zona do euro avançou a -25,2 pontos, de -26,4 em julho. Uma pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de -24,7 em agosto.
"A situação econômica na zona do euro continua difícil", disse o diretor-gerente da Sentix, Manfred Huebner, em comunicado, acrescentando que o aumento ligeiro no índice não indica que o pior já passou.
"Uma recessão na zona do euro ainda é muito provável", disse ele, citando a fraca confiança do consumidor, inflação e preços de energia.
Um índice da Sentix sobre a situação atual na zona do euro subiu muito ligeiramente em agosto, para -16,3, depois de despencar para -16,5 no mês anterior, a menor marca desde março de 2021. Um índice de expectativas subiu para -33,8, ainda próximo de seu nível de julho, que foi o mais baixo desde dezembro de 2008.
A situação na Alemanha, a maior economia da Europa, parece ainda pior, com o índice geral caindo para -24,4 pontos, o nível mais baixo desde maio de 2020.
A pesquisa com 1.262 investidores foi realizada entre 4 e 6 de agosto, relatou a Sentix.
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural