Índice do sentimento de investidores da zona do euro sobe, mas recessão ainda é provável
![]()
O sentimento dos investidores na zona do euro permaneceu praticamente inalterado em agosto em relação ao mês anterior, com um aumento ligeiro fazendo pouco para afastar os temores de recessão no bloco monetário de 19 países, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
O índice da Sentix para a confiança de investidores da zona do euro avançou a -25,2 pontos, de -26,4 em julho. Uma pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de -24,7 em agosto.
"A situação econômica na zona do euro continua difícil", disse o diretor-gerente da Sentix, Manfred Huebner, em comunicado, acrescentando que o aumento ligeiro no índice não indica que o pior já passou.
"Uma recessão na zona do euro ainda é muito provável", disse ele, citando a fraca confiança do consumidor, inflação e preços de energia.
Um índice da Sentix sobre a situação atual na zona do euro subiu muito ligeiramente em agosto, para -16,3, depois de despencar para -16,5 no mês anterior, a menor marca desde março de 2021. Um índice de expectativas subiu para -33,8, ainda próximo de seu nível de julho, que foi o mais baixo desde dezembro de 2008.
A situação na Alemanha, a maior economia da Europa, parece ainda pior, com o índice geral caindo para -24,4 pontos, o nível mais baixo desde maio de 2020.
A pesquisa com 1.262 investidores foi realizada entre 4 e 6 de agosto, relatou a Sentix.
0 comentário
Trump diz que EUA precisam fazer acordo significativo com Irã e cita boas conversas
Wall Street cai com perdas das ações de tecnologia
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia