Incêndios florestais atingem França e milhares são retirados de casas
![]()
Por Stephane Mahe e Layli Foroudi
HOSTENS, França (Reuters) - Um incêndio florestal avançava pela região de Gironde, no sudoeste da França, nesta quarta-feira, destruindo casas e forçando a retirada de milhares de moradores, alguns dos quais subiram para os telhados quando as chamas se aproximaram.
Mais de 1.000 bombeiros apoiados por aviões estavam lutando contra o fogo que devastou mais de 6.000 hectares e ainda estava queimando fora de controle.
A França, como o restante da Europa, está enfrentando sucessivas ondas de calor e sua pior seca já registrada. Dezenas de incêndios florestais queimam em todo o país, incluindo pelo menos outros quatro grandes.
Na localidade de Hostens, no Gironde, a polícia foi de porta em porta dizendo aos moradores que saíssem enquanto o fogo avançava. Camille Delay partiu com seu parceiro e filho, pegando seus dois gatos, galinhas e documentos do seguro da casa.
"Todo mundo na vila subiu em seus telhados para ver o que estava acontecendo --em dez minutos, uma pequena nuvem de fumaça ficou enorme", disse a mulher de 30 anos à Reuters por telefone.
A autoridade local de Gironde descreveu o incêndio como "desenfreado".
Bombeiros disseram que mais retiradas são prováveis. Mesmo assim, alguns moradores de Hostens estavam relutantes em abandonar suas casas.
"É complicado ir com os cachorros e não podemos deixá-los aqui", disse Allisson Horan, de 18 anos, que ficou com o pai.
O incêndio florestal de Gironde é um dos muitos que ocorreram em toda a Europa neste verão, desencadeados por ondas de calor que levaram a temperaturas recordes em algumas áreas.
0 comentário
Trump diz que EUA precisam fazer acordo significativo com Irã e cita boas conversas
Wall Street cai com perdas das ações de tecnologia
Argentina para: Greve Geral trava o Porto de Rosário e acende o alerta no agronegócio
Autoridades europeias estão céticas sobre chance de EUA conseguirem acordo de paz na Ucrânia este ano
Dino impede Congresso de aprovar novas leis com penduricalhos que superam teto do funcionalismo
Wall Street abre em baixa com queda das ações de tecnologia