Colômbia vai "diversificar radicalmente" suas exportações, diz novo ministro das Finanças

Publicado em 11/08/2022 13:50

Logotipo Reuters

Por Nelson Bocanegra

CARTAGENA (Reuters) - A Colômbia priorizará a diversificação de suas exportações para reduzir a dependência de petróleo, gás e mineração e combater seu alto déficit comercial, disse o novo ministro da Fazenda do país, José Antonio Ocampo, nesta quinta-feira.

"A questão das exportações é a prioridade número um do governo em termos de desenvolvimento produtivo", disse Ocampo durante apresentação na conferência anual da Associação Empresarial Colombiana.

"O déficit comercial se deteriorou, é um problema sério", acrescentou. "Continuamos a depender muito de petróleo e carvão como exportações e precisamos diversificar radicalmente, é um desafio importante."

O governo do presidente de esquerda Gustavo Petro, que assumiu o cargo no domingo, já propôs uma reforma tributária para arrecadar 25 trilhões de pesos, cerca de 5,8 bilhões de dólares, para programas sociais em 2023 --em parte por meio de aumento de impostos sobre as exportações de petróleo e carvão.

Ocampo disse estar aberto a mudanças em um projeto de reforma tributária que apresentou esta semana ao Congresso, mas sem modificar o total, o que também ajudará a reduzir o déficit fiscal de cerca de 80 trilhões de pesos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário