Governo quer maior competição no transporte de combustíveis para reduzir preços

Publicado em 19/08/2022 09:50

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O governo encaminhou ao Congresso nesta sexta-feira um projeto de lei que visa ampliar o acesso de empresas às infraestruturas de transporte de combustíveis, maximizando o uso de dutos e terminais com o objetivo de "propiciar redução de preços aos consumidores".

Elaborada pelos ministérios de Minas e Energia e Economia, a proposta aperfeiçoa a Política Energética Nacional e tem como meta aumentar a competição no mercado de combustíveis e incentivar investimentos no setor, disse o governo.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que a medida, de caráter estruturante, é fundamental no contexto de abertura do mercado de combustíveis, especialmente com o processo de venda de ativos de refino e logística da Petrobras.

De acordo com o projeto, a capacidade não utilizada de dutos de transporte e terminais aquaviários será passível de contratação por qualquer interessado, na forma prevista na regulação.

Ficam vedados o tratamento discriminatório e a imposição de barreiras injustificadas ao acesso de terceiros. O congestionamento contratual não poderá ser considerado empecilho ao cumprimento da regulação.

Também foi proposta a desverticalização jurídica para a atividade de transporte, refletindo conceitos já empregados na indústria do gás natural e no setor elétrico, disse o governo.

Com a aprovação da norma, a agência reguladora ANP será dotada de novos instrumentos para coibir condutas dos agentes regulados em desacordo com as regras de acesso.

"Isso deve promover a maximização do uso dos dutos de transporte e dos terminais aquaviários e, consequentemente, permitir que os produtos cheguem até os mercados de maneira mais eficiente, reduzindo custos logísticos e contribuindo para a garantia do abastecimento nacional, com potencial de redução dos preços dos combustíveis", afirmou o Ministério de Minas e Energia, em nota.

"A medida tem como pilares a transparência, o respeito aos contratos e a ação do órgão regulador nos casos de conflito", acrescentou.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário