Chefe da ONU diz que eletricidade em usina nuclear controlada pela Rússia pertence à Ucrânia

Publicado em 19/08/2022 11:53

Logotipo Reuters

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta sexta-feira que a eletricidade gerada na usina nuclear controlada pela Rússia de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, pertence à Ucrânia e exigiu que esse princípio seja totalmente respeitado.

A Ucrânia acusou a Rússia nesta sexta-feira de planejar uma "provocação em larga escala" na usina nuclear e disse que as forças russas planejam desconectar a instalação da rede elétrica ucraniana e ligá-la à russa.

Moscou e Kiev se acusam mutuamente de bombardear a maior usina nuclear da Europa, que foi capturada pela Rússia em março, mas ainda é administrada por técnicos ucranianos. Apenas dois dos seis reatores da instalação estão funcionando.

Guterres, questionado sobre os planos russos de desviar a energia para a rede elétrica russa, disse a repórteres no porto de Odessa, no Mar Negro, que a usina deveria ser desmilitarizada, uma medida que, segundo ele, resolveria o problema.

"Obviamente, a eletricidade de Zaporizhzhia é eletricidade ucraniana e é necessária especialmente durante o inverno para o povo ucraniano. E esse princípio precisa ser totalmente respeitado", afirmou ele.

A Ucrânia está se preparando para o inverno mais difícil em mais de 30 anos de independência e para uma possível escassez de energia que seria exacerbada pelo desligamento da usina nuclear.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário