Wall St fecha em baixa com alta dos juros dos títulos; índices registram quedas semanais
![]()
Por Caroline Valetkevitch
NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira, em uma ampla liquidação liderada por papéis de megacapitalização, à medida que os rendimentos dos títulos do governo dos EUA subiram. O índice de referência S&P 500 registrou perdas semanais após quatro semanas consecutivas de ganhos.
O índice S&P 500 fechou em queda de 1,29%, a 4.228,48 pontos. O Dow Jones caiu 0,86%, a 33.706,74 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 2,01%, a 12.705,22 pontos.
Amazon.com, Apple e Microsoft caíram e foram as ações que mais pressionaram o S&P 500 e o Nasdaq. Juros mais altos tendem a ser problemáticos para empresas de crescimento e do setor tecnológico, cujas avaliações dependem mais dos fluxos de caixa futuros.
Os retornos dos Treasuries avançaram e os yields das notas de dez anos se aproximaram de 3%, depois que a Alemanha relatou aumentos recordes nos preços mensais ao produtor.
Investidores seguem avaliando o quão agressivo o banco central dos EUA pode precisar ser ao elevar os custos dos empréstimos para combater a inflação.
"O aumento da taxa (de juros) em todo o mundo e a retórica dura das autoridades de bancos centrais estão sendo usados como desculpa para empurrar as ações para baixo em um volume muito leve em uma sessão de sexta-feira em agosto", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities em Nova York.
Os três principais índices registraram perdas na semana. O S&P 500 caiu cerca de 1,2%, e o Nasdaq recuou 2,6%, em suas primeiras quedas semanais após quatro semanas de ganhos. O Dow Jones cedeu cerca de 0,2% na semana.
0 comentário
Ibovespa tem alta modesta com apoio de Petrobras, mas Vale pesa
Dólar se reaproxima da estabilidade no Brasil apesar de alta no exterior
Índice do BC aponta crescimento econômico de 2,5% em 2025 com retomada da força no 4º tri
FMI mantém previsão para expansão do PIB da China em 2026 em 4,5%, mas alerta para riscos ao crescimento
Lagarde dá a entender em mensagem a colegas que saída do BCE não é iminente
CNN: Mendonça diz que PF terá carta branca para investigar caso Master